Criança e Adolescente
24/10/2012
PUBLICAÇÕES - Feliz aniversário Ziraldo!
Felicitamos o artista Ziraldo pelo aniversário de 80 anos, que será comemorado neste final de semana com grande festa em Caratinga-MG, cidade natal do artista, durante o 12º Salão Internacional de Humor de Caratinga. Para homenageá-lo, neste dia 24 de outubro, o CAOPCAE/ MP-PR publica suas quatro cartilhas em favor dos direitos humanos e da criança e do adolescente.
Ziraldo Alves Pinto, nascido em Caratinga-MG no dia 24 de outubro de 1932, é cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista brasileiro. Criador de personagens famosos, como a Supermãe e o Menino Maluquinho, e é, atualmente, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis.
Acompanhem a vida escolar dos seus filhos. |
|
Os direitos humanos |
|
Saiba tudo sobre o trabalho infantil |
|
Viva o trabalho! |
|
|
UPP - A conquista da paz |
Ziraldo completa 80 anos
Se, quando menino, desenhava nas paredes de casa e nas calçadas, mais tarde seus traços começariam a ocupar espaços de muito mais destaque, das páginas do jornal O Pasquim às histórias do Menino Maluquinho. Hoje, prestes a completar 80 anos no dia 24 de outubro, Ziraldo - numa junção dos nomes de seus pais, Zizinha e Geraldo - é reconhecido internacionalmente por seu trabalho como cartunista, escritor, pintor, quadrinista, jornalista, dramaturgo e caricaturista.
"Ziraldo é uma máquina. Está sempre inventando alguma coisa e exerce uma agitação cultural muito importante no cenário brasileiro", diz o escritor Affonso Romano de Sant’Anna. Já o cartunista Miguel Paiva diz que Ziraldo foi seu "pai artístico". "Ziraldo teve uma importância muito grande na minha vida, porque comecei a trabalhar com ele. A principal característica de Ziraldo é o extremo entusiasmo que ele tem pela vida. A impressão é que a cada dia ele está descobrindo uma coisa nova, e o resultado é que ele tem hoje a mesma força criativa de antes. Quero ser o Ziraldo quando eu crescer", diz Paiva.
Veja abaixo um depoimento de Ziraldo ao projeto Resistir é Preciso, do Instituto Vladimir Herzog. No registro, o artista fala sobre sua atuação no Pasquim, periódico do qual foi um dos fundadores.
Mineiro de Caratinga, Ziraldo teve seu primeiro desenho publicado aos seis anos de idade, no jornal A Folha de Minas, onde viria a trabalhar alguns anos depois. O pai da Turma do Pererê e de personagens como The Supermãe e Jeremias, o Bom colaborou com as revistas A Cigarra, O Cruzeiro, GQ e Playboy e com o Jornal do Brasil, entre outros; viu suas criações se tornarem selos postais comemorativos; já teve livros publicados em diversos idiomas e foi homenageado por escolas de samba. Mas não parou por aí.
Seus personagens também ganharam o cinema, com os longas Menino Maluquinho - O Filme (1994), Menino Maluquinho 2 - A Aventura (1998), e mais recentemente, Uma Professora Muito Maluquinha (2011). Os fãs também podem conferir a obra do artista na telinha, com as séries A Turma do Pererê, Um Menino Muito Maluquinho e ABZ do Ziraldo (sendo este apresentado pelo desenhista), todos em exibição pela TV Brasil.
No último dia 18, o programa Caminhos da Reportagem, da mesma emissora, exibiu uma entrevista gravada com Ziraldo em comemoração a seu aniversário, que você confere abaixo. Está disponível na rede ainda um vídeo com os bastidores do episódio.
Luanda Lima - EBC
[Fonte: EBC - Agência Brasil - 23/10/2012]
-
Compartilhe: