Criança e Adolescente
19/03/2013
PUBLICAÇÕES - A Turma da Mônica e o Ministério Público
Mônica, a famosa personagem de histórias em quadrinhos tem, desde 2012, ajudado a divulgar o trabalho do Promotor de Justiça na revista especial "Turma da Mônica e o Ministério Público".
A mesma personagem, das histórias em quadrinhos do Mauricio de Sousa, recebeu no dia 06 de novembro de 2007 o título de embaixadora do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) no Brasil. Durante a mesma cerimônia de nomeação, Mauricio de Sousa, que coopera com a instituição desde 1994, também recebeu o título de Escritor do Unicef para as Crianças.
Para a Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, "Mônica ajudará o UNICEF a defender os direitos das crianças, usando uma linguagem que permitirá que meninas e meninos entendam melhor seus direitos a educação, saúde, proteção e carinho."
Mônica foi escolhida para representar o Unicef pela influência que exerce sobre crianças, professores e famílias brasileiras, ajudando, ao longo de seus 50 anos, a transmitir valores como a amizade, a importância da educação, da convivência familiar e comunitária. A imagem de Mônica, uma menina de 7 anos dentuça e gordinha, tem sido divulgada em campanhas promovidas pelo Unicef no mundo inteiro. Também foi nomeada, pela então ministra do Turismo Marta Suplicy em 03 de junho de 2008, embaixadora do Turismo Brasileiro e, pelo ministro da Cultura na época Jucá Ferreira no dia 18 de julho de 2009, embaixadora da Cultura do Brasil.
Links:
• A Turma da Mônica em O Estatuto da Criança e do Adolescente
• Embaixadora da Cultura do Brasil - 17/07/2009
• Mônica é nomeada embaixadora do turismo no Brasil - 03/06/2008
• Mônica, personagem de Mauricio de Sousa, recebe título de Embaixadora do UNICEF - 06/11/2007
• Projeto UNICEF – Turma da Mônica
Turma da Mônica e o Ministério Público |
|
A Turma da Mônica em: "O Estatuto da Criança e do Adolescente" |
Revista em quadrinhos da Turma da Mônica ensina atribuições do Ministério Público a crianças do Gama
Meninos e meninas aprendem de forma fácil e divertida o trabalho do MP e do promotor de Justiça.
Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT) lançou, na tarde desta quarta-feira, dia 13, a revistinha em quadrinhos "Turma da Mônica e o Ministério Público". Durante o evento, realizado no Centro de Ensino Fundamental 1 do Gama, a procuradora-geral de Justiça (PGJ), Eunice Carvalhido, e o promotor de Justiça Antonio Suxberger apresentaram a publicação e explicaram as funções do órgão e as atribuições dos membros do MP.
De maneira extrovertida, a PGJ deu uma aula de cidadania. "Todos temos direitos que precisam ser cumpridos, mas também temos deveres: respeitar uns aos outros, por exemplo. Não somos iguais. As pessoas são diferentes e isso deve ser respeitado", lembrou. "Devemos também pedir ‘por favor’ e ‘obrigado’. Essas pequenas atitudes fazem a diferença dentro de casa e no lugar que a gente vive", completou. Para o assessor do MPDFT Vetuval Vasconcelos, a iniciativa contribui para que as crianças saibam como ser cidadãs, exercer os direitos e cumprir deveres.
O gerente jurídico das Organizações Globo, Carlos Araújo, também prestigiou o encontro. Para ele, as crianças são privilegiadas por terem acesso a tanta informação. "A Constituição Federal dedicou um espaço para o MP. Vocês estão tendo o privilégio de conhecer isso tudo ainda criança. Com mais conhecimento, podem ser agentes da mudança", analisou.
Suxberger comandou o palco e ensinou os alunos a importância dos promotores de Justiça. "Os nossos direitos estão na Constituição Federal. Os promotores de Justiça são pessoas que lutam e trabalham pela concretização dos direitos que são de todos nós. Eles cuidam dos direitos da sociedade, mas cada um pode fazer algo de bom onde vive, na comunidade", explicou.
Para Mariana Amaral, 10 anos, o mais importante foi o ensinamento de que não pode destruir a natureza. "Ela protege a gente. E o promotor ajuda a ‘prender’ e descobrir as pessoas que fazem coisas erradas (com a natureza)", disse. Já Ruanderson Araújo, 12 anos, achou a revistinha interessante porque aprendeu o que é, e o que faz um promotor de Justiça.
O momento de maior emoção para a garotada foi quando subiram ao palco a Mônica e o Cebolinha. Além de animar a criançada, os personagens tiraram fotos e distribuíram autógrafos. Outro que também agitou o auditório do CEF 1 foi o rapper Markão, do grupo Aborígine. Com músicas sobre respeito, cidadania e diversidade, ele colaborou para a conscientização dos direitos.
A revista
A revistinha é uma realização do MPDFT e conta com o apoio das Organizações Globo. Ao todo serão distribuídos 20 mil gibis. Escolas públicas e particulares serão contempladas com a publicação. Além dos colégios, exemplares da história em quadrinhos serão entregues nas Promotorias de Justiça das cidades e nos Conselhos Tutelares.
A história narra uma situação envolvendo derrubada de árvores. Inconformados com a falta de espaço para brincar, a turminha da Mônica resolve chamar o Ministério Público. Quando o promotor de Justiça chega, são apresentados documentos falsos. Por conta disso, o promotor resolve levar o funcionário para prestar esclarecimentos e diz que ele poderá ser processado por improbidade administrativa. Sem saber o que esse termo significa, Mônica e sua turma aprendem que, além de defender o meio ambiente, a atuação do Ministério Público é mais ampla, fiscalizando a lei, processando os criminosos na Justiça, acompanhando inquéritos, fiscalizando a investigação da polícia, entre outros.
Você também pode acessar o site da Mônica para ler a revista. Clique em: Quadrinhos>Histórias Especiais>Turma da Mônica e o Ministério Público.
MPRJ e Turma da Mônica lançam parceria inédita
Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão chegaram com a turma ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). Em uma parceria inédita, o MPRJ e a Mauricio de Sousa Produções lançaram, nesta segunda-feira (14/05/2012), a revista "Turma da Mônica e o Ministério Público". A parceria também inclui a Secretaria de Estado de Educação, e os quadrinhos vão ser distribuídos nas escolas públicas de todo o Estado, para estudantes entre 9 e 15 anos. O objetivo do gibi é explicar a crianças e adolescentes o papel desempenhado pelo MP em prol da sociedade, dando ênfase à questão do meio ambiente, à defesa do consumidor e aos direitos da criança e do adolescente.
"Esta é uma iniciativa espetacular. Termos personagens como a Mônica e o Cebolinha explicando para crianças e adolescentes o que é a Instituição do Ministério Público e o que faz o Promotor de Justiça em suas diversas áreas de atuação vai ser um grande ganho para a sociedade como um todo. Teremos o jovem conhecendo o MP, as suas ferramentas, atribuições e suas áreas de atuação e, por isso, a sociedade vai ficar bem mais informada. A nova geração já cresce conhecendo a importância do Ministério Público", afirmou o Procurador-Geral de Justiça, Cláudio Lopes.
Feliz com a parceria, Mauricio de Sousa disse que este é o primeiro de muitos trabalhos em conjunto que podem ser feitos. "Até eu ignorava algumas particularidades da atuação do Ministério Público. São serviços tão importantes e, ao mesmo tempo, meio desconhecidos da maioria da população. Contar uma história, explicar um fato, uma atividade pelos quadrinhos facilita muito o entendimento não só para as crianças como para os adultos também", explicou Mauricio de Sousa.
O gibi mostra a atuação de um Promotor de Justiça em defesa do meio ambiente, socorrendo os incansáveis personagens de Mauricio: Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali. Os quadrinhos também explicam o papel do MP - Procuradores e Promotores de Justiça - em diferentes áreas de atuação, como na defesa de interesses sociais e coletivos, do direito à saúde e ao ensino público; em favor das crianças, adolescentes e idosos; no combate ao crime e à corrupção; na defesa do consumidor, da mulher (Lei Maria da Penha) e de minorias.
A ideia de fazer um gibi com a Turma da Mônica surgiu a partir de uma conversa do PGJ com os filhos, Igor Fernandes Lopes, 14 anos, e Renan Fernandes Lopes, 13. "Um dia meu pai chegou em casa com outra revista que tinha o mesmo objetivo de explicar para as crianças a atuação do Ministério Público. Perguntamos a ele: ‘Pai, por que você não faz também uma revistinha da Turma da Mônica? Vai ser muito mais lida’", relembrou Igor, que, com o irmão, guarda, com muito carinho, um acervo de quase duas mil revistinhas da Turma da Mônica. "Eu disse a eles que era difícil isso acontecer, mas meus filhos rebateram: ‘Pai, para ter objetivos grandes, é preciso pensar grande’. Fui dormir com essa idéia, que acabou amadurecendo e se tornou realidade", comemorou Cláudio Lopes.
A revista sai com uma tiragem de cerca de um milhão de exemplares e começa a ser distribuída esta semana pela Secretaria de Estado de Educação a alunos da rede pública e particular do Rio. "O gibi nos possibilita levarmos a consciência de direitos para os nossos jovens. Eles multiplicam o aprendizado em casa. Foi uma ideia sensacional que vai gerar muitos frutos", disse o Secretário de Estado de Educação, Wilson Risolia.
O gibi também será distribuído durante palestras ministradas a alunos da rede estadual de ensino por Promotores de Justiça. A iniciativa reforça o projeto MP nas Escolas, que busca justamente mostrar aos jovens o trabalho desenvolvido pelo Ministério Público.
Também participaram da cerimônia de lançamento o Subprocurador-Geral de Justiça de Planejamento Institucional, Carlos Roberto de Castro Jatahy; a Coordenadora do Centro de Estudos Jurídicos, Procuradora de Justiça Maria Cristina Palhares dos Anjos Tellechea; a Subcorregedora-Geral Lígia Portes Santos; o Presidente do Centro dos Procuradores de Justiça do Rio de Janeiro (CEPROJUS), Procurador de Justiça Hugo Jerke; o Diretor Operacional da Cooperativa de Economia de Crédito Mútuo dos Integrantes do MPRJ (COOMPERJ), Virgílio Panagiotis Stavridis; o Presidente da Fundação Escola Superior do MPRJ, Promotor de Justiça Leonardo Araújo Marques; o Diretor-Presidente da Caixa de Assistência do MPRJ (CAMPERJ), Arthur Pontes Teixeira; o Diretor Jurídico da Bradesco Seguros, Ivan Luiz Gontijo.
-
Compartilhe: