Criança e Adolescente
30/10/2013
EDUCAÇÃO - Como incluir deficientes físicos na escola regular?
"O cultivo da cooperação traz ao grupo escolar valores que precisam ser resgatados em toda a nossa sociedade."
Roberta Galasso,
Coordenadora da AACD
Igualdade. Aluno cadeirante precisa tirar tanto proveito da instituição quanto os outros, inclusive na aula de educação física.
Ao entrar em um ambiente devidamente preparado para receber cadeirantes, logo procuramos por uma rampa. Mas a inclusão de crianças com deficiências físicas e/ou limitações motoras vai muito além disso, especialmente na escola. Segundo a cartilha do MEC (Ministério da Educação), o cadeirante não pode estar inserido em um mundo à parte para que desenvolva as habilidades motoras. "É preciso que a criança receba os benefícios tecnológicos e de reabilitação em constante interação com o ambiente ao qual ela pertence", diz o texto.
Assim, o movimento de incluir alunos com deficiência física na escola regular tem, cada vez mais, solicitado que o sistema educacional se adeque a essa demanda sem perder de vista que a escola é o lugar em que todos, sem exceção, podem aprender.
"Encaminhamos os alunos à escola regular não para que permaneçam lá, simplesmente, mas para que possam aprender", afirma Roberta Galasso, coordenadora pedagógica da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Segundo ela, a classe acaba integrando o colega cadeirante com naturalidade.
Na escola
Orientações que ajudam na hora da inclusão:
Informações sobre o aluno
É importante que a coordenação e os professores tenham o máximo de dados sobre o caso do aluno com deficiência. Como quais recursos o ajudam a aprender, que sensibilidades possui etc.
Móveis e materiais didáticos
O aluno deve ficar nas primeiras fileiras ou no centro da sala, de forma que todos o vejam - e possam ajudá-lo, caso precise. O ideal é que haja espaço para ele se locomover sem grandes dificuldades.
Adequação física
É necessário que sejam feitos rebaixamentos nos meios-fios da entrada da escola e construídas rampas de acesso em todos os ambientes, além de sanitários que comportem cadeiras de rodas.
[Fonte: Metro Curitiba - 30/10/2013 - Edição nº 631, ano 3 - pág. 13]
Matérias relacionadas: (links internos)
» Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes
» Educação (Índice)
» Mandamentos e Compromissos da Cidadania!
» O Direito de Permanência na Escola (Doutrina)
» Publicações: Crianças com Deficiência
Notícias relacionadas: (links internos)
» CALENDÁRIO - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (23/08/2013)
» EDUCAÇÃO - Escolas de educação especial (16/08/2013)
» EDUCAÇÂO - Índice avalia escolas de educação especial (21/08/2013)
» UNICEF - Veja a criança, antes de a deficiência, diz UNICEF (23/07/2013)
Referências: (links externos)
» AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente
» Educar para Crescer
» Metro Curitiba
-
Compartilhe: