Criança e Adolescente
21/03/2014
ALIMENTAÇÃO - Câmara aprova merenda especial para alunos com restrições alimentares
Para Sandra Rosado, Senado aprimorou a proposta original.
(Foto de Gabriela Korossy)
Leia mais sobre:
• Alimentação
• Constituição
• Educação Básica
• Merenda Escolar
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (18), em caráter conclusivo, proposta que obriga as escolas públicas a oferecerem merenda especial para alunos com restrições alimentares. O texto aprovado foi um substitutivo do Senado ao Projeto de Lei 6483/06, do ex-deputado Celso Russomanno.
A matéria seguirá agora para sanção presidencial, exceto se houver recurso para que as alterações feitas pelos senadores sejam examinadas pelo Plenário da Câmara.
A relatora na CCJ, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), defendeu a aprovação do substitutivo. Segundo ela, o Senado aprimorou o projeto ao incluir entre os beneficiados todos os estudantes com restrições alimentares. A proposta original, aprovada na Câmara em 2009, previa merenda especial apenas para alunos diabéticos, hipertensos ou com anemia.
Conforme o texto agora aprovado, o cardápio deverá ser realizado com indicação médica e acompanhamento de nutricionista, seguindo as características alimentares regionais como prevê o Programa Nacional de Alimentação Escolar.
Íntegra da proposta:
Reportagem de Maria Neves
Edição de Marcelo Oliveira
[Fonte: Agência Câmara Notícias - 18/03/2014]
Câmara aprova merenda escolar apropriada a diabético e hipertenso
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou nesta terça-feira proposta que obriga as escolas públicas a disponibilizar merenda escolar adequada para estudantes diabéticos, hipertensos e com anemia, que precisam se submeter a dietas específicas.
O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Educação e Cultura ao Projeto de Lei 6483/06, do deputado Celso Russomanno (PP-SP), que previa o fornecimento de merenda diferenciada apenas para diabéticos.
Como a proposta tramita em caráter conclusivo, se não houver recurso, será encaminhada para análise do Senado Federal.
Mudanças
A relatora na CCJ, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), defendeu a proposta com as mudanças do substitutivo aprovado pela Comissão de Educação e Cultura, e duas emendas acolhidas pela Comissão de Seguridade Social e Família.
A primeira delas é para que sejam respeitados os hábitos alimentares de cada localidade, regra que havia sido suprimida no substitutivo. A outra emenda determina que a dieta especial seja indicada por médicos e prescrita por nutricionistas habilitados, e não definida por nutricionistas, sob supervisão técnica de médicos, como aprovado na Comissão de Educação.
"As mudanças aperfeiçoam o projeto e corrigem as inconveniências de ordem constitucional, jurídica e de técnica legislativa", ressaltou a parlamentar.
Notícias relacionadas:
• Lei que Câmara aprovou para ampliar merenda escolar é sancionada
• Câmara aprova a ampliação do programa de merenda escolar
• Projeto obriga escolas públicas a contratarem nutricionistas
Reportagem de Edvaldo Fernandes / SR
[Fonte: Agência Câmara Notícias - 11/08/2009]
Projeto de Lei PL 6483/2006
Celso Russomanno - PP/SP
16/01/2006
Dispõe sobre o fornecimento de alimentação diferenciada para crianças e adolescentes portadores de diabetes nas escolas públicas brasileiras.
Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania ( CCJC )
(18/03/2014) Aprovado o Parecer
[Fonte: Câmara dos Deputados - Projetos de Leis e Outras Proposições]
Matérias relacionadas: (links internos)
» Educação
» Leis & Normas
» Saúde
Referências: (links externos)
» Câmara dos Deputados
-
Compartilhe: