Comunicação Social do MPPR

Planejamento Institucional

29/09/2015

Desinstalação do MS - Office (Word, Excel e PowerPoint)

Ofício Circular nº 06/2015 – SUBPLAN


Senhor(a) Colaborador(a) do MP-PR,

Senhor(a) Servidor(a) do MP-PR,

Senhor(a) Promotor(a) de Justiça,

Senhor(a) Procurador(a) de Justiça:


Conforme anunciado no dia 25 de maio de 2015 a todos os membros e servidores, o Ministério Público do Paraná mudará seu pacote de softwares de escritório, passando a utilizar os programas LibreOffice (Writer, Calc e Impress), em substituição ao MS-Office (Word, Excel e PowerPoint).

Esta mudança decorreu da necessidade de o Ministério Público do Estado do Paranáadequar-se às melhores práticas de transparência e gestão documental, adotando o formato aberto de documento para aplicações de escritório (OpenDocument) e o formato eletrônico de arquivo de documento para preservação de longo prazo (PDF/A), exigidas no art. 8º, §§2º e 3º, incisos II e III, da Lei de Acesso à Informação1.

Assim sendo, o Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação do MP-PR deliberou pela implantação do LibreOffice na instituição, suíte de aplicativos para escritório isento de reservas de direitos proprietários e que possibilitará uma economia de mais de R$ 1,3 milhão (um milhão e trezentos mil reais) ao ano para o Ministério Público do Estado do Paraná.

Ciente de que mudanças implicam em um período de adaptação e esforço de todos, mas também uma oportunidade de renovar nossa capacidade de operar estes programas e utilizar com mais qualidade ferramentas ainda pouco exploradas, as seguintes estratégias foram adotadas para auxiliar os integrantes da instituição:

a) oferta de cursos de capacitação específicos para cada programa do LibreOffice, já tendo o CEAF concluído 02 edições do curso para o editor de texto Writer (que substituirá o Word), 02 edições do curso para mala direta e Impress (que substituíra o PowerPoint) e a 1ª edição do curso básico para Calc (que substituíra o Excel). Atualmente, estão em andamento a 3ª edição do curso de Writer e a 2ª edição do curso básico de Calc, iniciando-se na próxima semana a 3ª edição do curso de Impress e Mala Direta e a 1ª edição do curso avançado de Calc. Ainda, o CEAF manterá programa permanente de capacitação para o uso do LibreOffice;

b) criação de uma página especial sobre o LibreOffice, no site institucional, contendo informações e orientações sobre como utilizar o LibreOffice. Entre os materiais de apoio disponíveis no site, há um guia para iniciantes, com informações detalhadas sobre o LibreOffice e seus programas. Também estão disponíveis respostas às perguntas mais frequentes sobre a migração e a utilização do LibreOffice;

c) adoção de plano de comunicação, que envolveu a criação do Boletim LibreOffice, com informações e dicas importantes enviadas através de sete informativos aos e-mails dos integrantes do MP-PR;

d) preparação das equipes de suporte ao usuário do Departamento de Tecnologia da Informação para atender às dúvidas dos integrantes da instituição a respeito do LibreOffice; e

e) migração gradativa do MS-Office para o LibreOffice, consistente na publicação de cronograma de migração amplamente divulgado (através de envio de e-mails, Portal do DTI, página do LibreOffice e imprensa oficial) no mês de julho de 2015, indicando a substituição dos programas em 855 microcomputadores do MP-PR entre os dias 27 de julho e 10 de setembro de 2015, bem como o início da desinstalação das demais licenças de MS-Office a partir do dia 21 de setembro de 2015.

Assim sendo, considerando o contido na Resolução PGJ nº 2.989/2015 e o encerramento de contrato do Ministério Público com a Microsoft para o oferecimento de volume considerável de licenças MS-Office, informa-se que o MP-PR iniciará no dia 29 de setembro de 2015 o processo final de desinstalação das licenças MS-Office ainda ativas previstas no cronograma divulgado pelo DTI em julho de 2015.

Este processo se dará de duas formas: a) nas sedes do Ministério Público da Marechal Hermes, Baracat, Casa Rosada, Tibagi, Santa Cândida e Paraguassu, as equipes do DTI farão a desinstalação presencial das licenças entre os dias 29 de setembro a 02 de outubro de 2015; e b) nos demais locais, a desinstalação será feita através de orientação por e-mail a ser encaminhada pelo DTI no dia 29 de setembro de 2015.

Após esta fase, terá início a etapa de fiscalização do cumprimento da Resolução PGJ nº 2.989/2015.


Atenciosamente,


Bruno Sergio Galati

Subprocurador-Geral de Justiça

para Assuntos de Planejamento Institucional

 

 

 

1 “Art. 8o É dever dos órgãos e entidades públicas promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, no âmbito de suas competências, de informações de interesse coletivo ou geral por eles produzidas ou custodiadas (…) § 2o Para cumprimento do disposto no caput, os órgãos e entidades públicas deverão utilizar todos os meios e instrumentos legítimos de que dispuserem, sendo obrigatória a divulgação em sítios oficiais da rede mundial de computadores (internet). § 3o Os sítios de que trata o § 2o deverão, na forma de regulamento, atender, entre outros, aos seguintes requisitos: (...) II - possibilitar a gravação de relatórios em diversos formatos eletrônicos, inclusive abertos e não proprietários, tais como planilhas e texto, de modo a facilitar a análise das informações; III - possibilitar o acesso automatizado por sistemas externos em formatos abertos, estruturados e legíveis por máquina...”



www.planejamento.mppr.mp.br

Ministério Público do Estado do Paraná

Rua Marechal Hermes, 751 - Curitiba-PR

(41)3250-4200

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