Comunicação Social do MPPR

Planejamento Institucional

28/04/2016

E-mails institucionais de unidades

A SUBPLAN informa que, a partir da próxima semana, e de modo facultativo e gradual, as Promotorias de Justiça e demais unidades organizacionais do MPPR (como Procuradorias de Justiça, Coordenadorias, Núcleos, Grupos Especializados e CAOPs) poderão dispor de e-mails institucionais da unidade para realizar comunicação de forma despersonalizada. A possibilidade, noticiada a todos os integrantes da Instituição pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional por meio do Oficio Circular nº 01/2016, está prevista na Portaria nº 05/2016, que normatiza o uso dos e-mails institucionais no âmbito do Ministério Público do Paraná.

Os e-mails de unidade serão criados por solicitação dos responsáveis pelo órgão/unidade administrativa. Para fins de uso dessa conta, serão considerados como responsáveis:
►   o promotor de Justiça, nas Promotorias com apenas um membro do Ministério Público;
►   o promotor de Justiça coordenador, em grupos de Promotorias de Justiça ou Promotoria de Justiça com mais de um membro;
►   o procurador de Justiça coordenador, no caso de grupo de Procuradorias de Justiça;
►   os respectivos coordenadores, no caso de CAOPs, Projetos, Comissões e Grupos de Trabalho;
►   e, nas demais unidades organizacionais (setores administrativos), os seus responsáveis.

Se desejar, o responsável pela unidade poderá delegar a gestão da conta para outro membro ou servidor integrante da unidade. Continuará sendo sua função, porém, a definição de quem terá acesso ao citado e-mail, com a formalização das indicações em formulário próprio dirigido ao Departamento de Tecnologia da Informação - DTI. A delegação do gerenciamento da conta não eximirá o responsável pela unidade de responsabilidade pela recepção, leitura, consulta, manutenção e pronto encaminhamento dos e-mails recebidos, bem como pelo conteúdo das mensagens enviadas.

O usuário escolhido como gestor da conta (ou seja, o membro ou servidor que possui o dever de guarda da senha desse correio eletrônico) terá incumbência de gerenciar o e-mail da unidade e de cumprir a determinação do responsável pela unidade de autorizar o acesso ao conteúdo do e-mail por outros integrantes. Cabe ressaltar que, como a senha do e-mail do grupo não pode ser compartilhada, todos os acessos serão realizados a partir dos e-mails individuais, servindo a senha do correio eletrônico da unidade apenas para o cadastramento e registro dos usuários e não para consulta, recebimento e envio de mensagens.

A Portaria nº 05/2016 - SUBPLAN entrará em vigor em 2 de maio de 2016. A implantação dos e-mails institucionais, porém, será realizada de forma gradativa, a pedido dos interessados, observado cronograma específico, constante em anexo à Portaria.

Segundo essa programação, a solicitação de criação de e-mails de unidade poderá ser feita:
►   pelas Promotorias de Justiça de entrância inicial, no período de 02/05 a 13/05;
►   pelas Promotorias de Justiça de entrância intermediária, de 16/05 a 25/05;
►   pelas Promotorias de Justiça de entrância final (exceto os foros centrais e regiões metropolitanas de Curitiba, Londrina e     
      Maringá), de 30/05 a 10/06;
►   pelas Promotorias de Justiça de Maringá e Região Metropolitana, de 13/06 a 24/06;
►   pelas Promotorias de Justiça de  Londrina e Região Metropolitana, de 27/06 a 08/07;
►   pelas Promotorias de Justiça de Curitiba e Região Metropolitana, de 11/07 a 22/07;
►   e, pelas demais unidades institucionais, de 25/07 a 05/08.

Para facilitar a solicitação de criação do e-mail de unidade, a SUBPLAN informa que, a partir desta segunda-feira, 2 de maio, disponibilizará, no Portal do DTI, formulário eletrônico para que o responsável pelo órgão / unidade administrativa faça a solicitação do e-mail. Com isso, não será necessário o envio de ofícios.

A Portaria também trata do uso do correio eletrônico individual, estabelecendo regras e cuidados para a sua utilização. Dentre os pontos regulamentados está o modelo de padronização das assinaturas, que deve ser utilizado por todos os membros e servidores, de modo a facilitar a comunicação institucional. O modelo adotado pela SUBPLAN prevê, nesta ordem (cada item em uma linha): nome completo do membro / servidor; função; telefone comercial; nome do órgão ou unidade administrativa; o nome da instituição “Ministério Público do Estado do Paraná” e, por fim, o endereço do site do MPPR (https://mppr.mp.br).

Para ver o Oficio Circular nº 01/2016, clique aqui

Para ver a Portaria nº 05/2016-SUBPLAN, clique aqui




Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem