Institucional

12/08/2016

MEIO AMBIENTE – MP-PR lança projeto para recuperação da Mata Atlântica

Identificar e responsabilizar os causadores dos principais focos de desmatamento da Mata Atlântica no Paraná, de modo a promover a reparação dos danos ambientais e a recuperação das áreas degradadas são os objetivos do projeto “Mata Atlântica em Pé”, lançado pelo Ministério Público do Paraná, durante seminário realizado na sede da instituição, em Curitiba. Para viabilizar a atuação dos promotores de Justiça neste sentido, o projeto fornecerá os subsídios necessários à adoção de medidas extrajudiciais ou judiciais que possam resultar na proteção e restauração deste bioma.

A apresentação do projeto foi realizada pelo promotor de Justiça Alexandre Gaio, integrante do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, área do MP-PR que coordena a iniciativa. Ele destacou dados da pesquisa 2014-2015 da Fundação SOS Mata Atlântica e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que apontam o Paraná na liderança do ranking de desmatamento acumulado nos últimos 30 anos. “Centenas de espécies da flora e da fauna estão ameaçadas de extinção. Precisamos agir urgentemente na busca pela recuperação desse bioma e de sua biodiversidade”, afirmou.

“Nossa ação será pautada a partir da análise de imagens e dados de relatórios georreferenciados de danos ambientais no Estado nos últimos dez anos”, explicou o promotor. Desenvolvida em parceria com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e o Comando do Batalhão de Polícia Ambiental (Força Verde), a iniciativa prevê um cronograma de ações para os próximos dois anos, que inclui vistorias de campo e sistematização das informações coletadas.

Seminário – A abertura do evento foi realizada pelo procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia, que agradeceu o apoio dos parceiros do projeto e destacou o papel do MP-PR na promoção de iniciativas concretas para alterar a situação ambiental no Paraná. Afirmou, ainda, que o Ministério Público não medirá esforços nessa luta.

Para ilustrar a realidade ambiental no Paraná, o procurador de Justiça e coordenador do Caop de Proteção ao Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, Alberto Vellozo Machado, apresentou uma gravura de Poty Lazzarotto que teve o direito de imagem especialmente cedido, pela família do artista, para uso do MP-PR. “A obra retrata o saci chorando pelo fim das araucárias, enquanto a cidade cresce ao fundo. Nós também devemos nos sentir assim com a atual situação do desmatamento da Mata Atlântica”, comparou. O procurador de Justiça afirmou que o Ministério Público possui visão estratégica com subsídios para propiciar um discurso concreto de defesa do meio ambiente e garantiu que o tema é pauta permanente da instituição.

O promotor de Justiça Daniel Martini, do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, declarou que a atuação do MP-PR no cenário ambiental ocupa posição de destaque no Brasil e que o projeto “Mata Atlântica em Pé” irá, certamente, inspirar outros Ministérios Públicos.

Painéis – O seminário contou também com a participação de representantes do poder Executivo e de organizações não governamentais, que ajudaram a traçar o panorama da situação ambiental no Paraná e no Brasil. A diretora executiva e de gestão de conhecimento da SOS Mata Atlântica, Márcia Hirota, apresentou um mapeamento inédito da Mata Atlântica na cidade de Curitiba, realizado a partir de uma metodologia que reduz a área mínima de identificação das imagens captadas por satélite. Comparou, por meio de mapas, as áreas desmatadas no Estado nos últimos anos e falou sobre dificuldades e particularidades no processo de coleta dos dados utilizados nas pesquisas da fundação. Por fim, reafirmou o compromisso na parceria com o MP-PR para reverter o quadro de degradação no Estado.

Em seguida, o secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski, ponderou que, apesar dos dados ambientais serem realmente alarmantes em todo o Brasil, acredita nos resultados do projeto “Mata Atlântica em Pé” para a recuperação da mata paranaense.

O diretor-executivo da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), Clóvis Borges, afirmou que é sempre necessário apontar de maneira direta e intensa as inconsistências políticas na área ambiental. Também destacou sua confiança na atuação do Ministério Público para alterar a realidade constatada.

Para o docente João de Deus Medeiros, da Universidade Federal de Santa Catarina, a atuação do Ministério Público é um dos únicos diferenciais na esfera administrativa que representa uma chance real de intervenção para recuperação desse bioma. “Temos que ampliar a cobrança para sejam cumpridos, no mínimo, os princípios constitucionais de conservação da Mata Atlântica. Parece pouco, mas já seria o suficiente para começarmos”, disse.

Por fim, o superintendente do Ibama no Paraná, Vinícius Carlos Freire, apresentou casos reais de desmatamento flagrados pela polícia ambiental, além de números da atuação do instituto nos últimos anos. “Entre 2014 e 2016, foram aplicadas mais de R$ 13,5 milhões em multas ambientais, e 1.266 hectares de áreas desmatadas foram embargadas. Temos ciência da extensão do trabalho a ser feito”, comentou.

Lançamento – Durante o seminário, foi lançada a quarta edição da Revista Jurídica do MP-PR. A publicação é elaborada pelo MP-PR, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), em parceria com a Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (Fempar) e a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP). “Dos doze artigos jurídicos apresentados nessa edição, três tratam do meio ambiente, o que reflete a preocupação institucional com o tema”, ressaltou o promotor de Justiça e coordenador do Ceaf, Eduardo Cambi.


Mesa evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica

Evento Mata Atlântica



Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem