Comunicação Social do MPPR

Cidadania

07/04/2022

MPPR em Matinhos participa de abertura de ação voltada à formação profissional de pessoas em cumprimento de pena ou egressos do sistema prisional

Expresso MP

     

     

A partir da próxima semana, 50 pessoas que cumprem pena em regime aberto ou que são egressas do sistema carcerário em Matinhos, no Litoral do estado, poderão participar de programa de capacitação técnica e profissionalizante. A oportunidade faz parte de projeto do Conselho da Comunidade do município, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Paraná e que foi aceito em edital promovido pela Fundação Banco do Brasil – a iniciativa foi a única do estado contemplada na seleção nacional. O Ministério Público do Paraná é parceiro do Conselho da Comunidade e participou, por meio da 2ª Promotoria de Justiça da comarca, da aula inaugural do curso, promovida nesta quarta-feira, 6 de abril.

Durante a abertura da formação, a promotora de Justiça Carolina Dias Aidar, que acompanha as ações executadas pelo Conselho da Comunidade, destacou a importância da iniciativa que, além de permitir a qualificação profissional dessas pessoas, promove uma mudança de visão da sociedade sobre essa população. “São ações como essa que garantem que a ressocialização, um dos objetivos da pena, seja de fato alcançada e compreendida pela comunidade”, afirmou.

Recuperação – O Conselho da Comunidade é uma estrutura de apoio à execução penal e tem a finalidade de auxiliar o Juízo no sentido de buscar reduzir os efeitos negativos decorrentes da condenação criminal, como a estigmatização daqueles que passaram pelo sistema carcerário.

As aulas oferecidas pelo projeto, dos cursos de panificação e elétrica predial, terão início na segunda-feira, 11 de abril, e serão promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As vagas também poderão ser preenchidas por familiares dos apenados.

Informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
comunicacao@mppr.mp.br
(41) 3250-4264

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem