Posse
09/12/2022
Doze novos promotores substitutos ingressam no MPPR
O Ministério Público do Paraná empossou nesta quinta-feira, 8 de dezembro, 12 novos promotores substitutos: Consuello Alcon Fadul Cerqueira, Renato de Almeida Mascarenhas, Filipe Rocha e Silva, Débora Victor de Andrade, Lucas Berni Carneiro da Fontoura, Nayara Masquetti Valério, Harthyan Bruno Shuck de Medeiros, Diego de Alencar Salazar Primo, Lana Drapier Albuquerque Zaidowicz, Paulo César Pinhata Iemma, Renata Melo Boaventura e Bruno Fanchin. Os novos membros foram aprovados em concurso público realizado em 2021, que contou com 4.544 inscritos. A solenidade de posse, realizada na sede da instituição, em Curitiba, foi prestigiada por integrantes do MPPR, familiares e amigos dos empossandos e transmitida pelo canal da instituição no YouTube.
Após a abertura da sessão solene, presidida pelo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, os novos membros prestaram o compromisso legal ao assumir o cargo e assinaram o termo de posse, lido pelo promotor de Justiça Wilde Soares Pugliese, secretário do Conselho Superior do Ministério Público.
Boas-vindas
O subcorregedor-geral do MPPR, Paulo Sérgio Markowicz de Lima, deu as boas-vindas aos promotores substitutos, exaltando a missão institucional de defesa da sociedade, “que deve ser cumprida com garra e empenho, principalmente perante os mais vulneráveis, que são a verdadeira razão do nosso trabalho”. Por fim, ressaltou o papel da Corregedoria “que estará sempre junto aos empossandos, não somente como fiscalizadora mas, principalmente, como orientadora da atividade ministerial”.
Na sequência, o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), o promotor de Justiça André Tiago Pasternak Glitz, falou sobre a árdua construção e a evolução histórica do Ministério Público brasileiro e a responsabilidade dos novos integrantes em manter e preservar o papel essencial e fundamental da instituição. “A partir de hoje – em cada parecer, pronunciamento, audiência ou sessão – vocês são e falam pelo Ministério Público. Valorizem, preservem nossas conquistas e tenham consciência da importância dessa gigantesca missão que vocês acabaram de assumir.”
Justiça e Igualdade
Em nome dos empossados, Consuello Alcon Fadul Cerqueira agradeceu familiares e amigos e destacou que a aprovação no concurso público é fruto de dedicação, abdicação e, principalmente, de tempo. “Duas características tornam o concurso do MPPR único: a primeira delas é a justiça com que é realizado, e com que sempre fomos tratados, a segunda, o afeto que desenvolvemos por essa instituição ao longo do percurso. É preciso se preparar especialmente para ingressar nessa instituição extraordinária e de vanguarda e, para isso, esses meses foram de intenso amadurecimento”, afirmou
Consuello também ressaltou o simbolismo da cerimônia realizada na data em que se comemora o dia da Justiça. “A posse de hoje é fruto da indignação de todos nós diante de uma realidade que é excludente e violenta. O hoje é fruto da combatividade e do desejo por algo verdadeiro: a busca pelos ideais da justiça e da igualdade. Ingressamos, portanto, para nos colocarmos à disposição da sociedade paranaense e, essencialmente, servir. Ingressamos hoje na construção e no desenvolvimento desse Ministério Público de cuidado, um Ministério Público das gentes.”
Encerramento
Ao encerrar a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, inicialmente, homenageou a procuradora de Justiça Miriam de Freitas Santos, que faleceu em 2 dezembro, deixando um legado de destaque no Ministério Público brasileiro. Ao parabenizar os novos integrantes, Giacoia fez referência a um trecho do artigo “Ministério Público Vocacional”, citado pelo procurador-geral e chanceler da Ordem do Mérito MPM, Antônio Pereira Duarte, durante homenagem conferida recentemente pelo Ministério Público Militar ao Ministério Público do Paraná, ocasião em que foi entregue ao PGJ a comenda da Ordem do Mérito no grau Grã-Cruz, pelos relevantes serviços prestados à instituição, à sociedade e ao país: “O Ministério Público que queremos e estamos edificando, com férrea determinação e invulgar coragem, não é um Ministério Público acomodado à sombra das estruturas dominantes, acovardado, dócil e complacente com os poderosos, e intransigente e implacável somente com os fracos e débeis. Mas é um Ministério Público vibrante, desbravador, destemido, valente, valoroso, sensível aos movimentos, anseios e necessidades da nação brasileira. É um Ministério Público que caminha lado a lado com o cidadão pacato e honesto, auscultando os seus anseios. É um Ministério Público inflamado de uma ira santa, de uma rebeldia cívica, de uma cólera ética, contra todas as formas de opressão e de injustiça, contra a corrupção e a improbidade, contra os desmandos administrativos, contra a exclusão e a indigência. Um implacável protetor dos valores mais caros da sociedade brasileira”.
Também participaram da solenidade o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Mauro Sérgio Rocha, a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional e coordenadora da Escola Superior, Samia Saad Gallotti Bonavides, o ouvidor-geral, Antonio Cesar Cioffi de Moura, o ex-procurador-geral de Justiça Ivonei Sfoggia, os procuradores de Justiça Marcello Augusto Cleto Melluso e Mateus Eduardo Siqueira Nunes Bertoncini e a desembargadora Denise Krieger.
Conheça os novos promotores
Consuello Alcon Fadul Cerqueira é natural de Muriaé (MG)
e vai atuar na Seção Judiciária de Astorga
Renato de Almeida Mascarenhas é natural de Juiz de Fora (MG)
e vai atuar na Seção Judiciária de Antonina
Filipe Rocha e Silva é natural de Barra do Piraí (RJ)
e vai atuar na Seção Judiciária de Wenceslau Braz
Débora Victor de Andrade é natural de Belo Horizonte (MG)
e vai atuar na Seção Judiciária de Colorado
Lucas Berni Carneiro da Fontoura é natural de Porto Alegre (RS)
e vai atuar na Seção Judiciária de Cruzeiro do Oeste
Nayara Masquetti Valério é natural de Arapongas (PR)
e vai atuar na Seção Judiciária de Prudentópolis
Harthyan Bruno Shuck de Medeiros é natural de Balneário Camburiú (SC)
e vai atuar na Seção Judiciária de Telêmaco Borba
Diego de Alencar Salazar Primo é natural de Fortaleza (CE)
e vai atuar na Seção Judiciária de Loanda
Lana Drapier Albuquerque Zaidowicz é natural do Recife (PE)
e vai atuar na Seção Judiciária de Irati
Paulo César Pinhata Iemma é natural de São Carlos
e vai atuar na Seção Judiciária de Telêmaco Borba
Renata Melo Boaventura é mineira
e vai atuar na Seção Judiciária de Realeza
Bruno Fanchin é natural de Ponta Grossa
e vai atuar na Seção Judiciária de Pinhão
-
Compartilhe: