Comunicação Social do MPPR

21/05/2019 - Dia Nacional da Adoção: 25 de maio - Fernanda Nagl Garcez

Fernanda Nagl GarcezNo sábado, 25 de maio, é celebrado o Dia Nacional da Adoção. Segundo dados do Cadastro Nacional de Adoção, mantido pelo Conselho Nacional de Justiça, existem hoje no Brasil 45.992 pretendentes a pais e mães. No Paraná, são 3.639 pessoas nessa situação, aguardando para adotar. Na outra ponta, há 5.031 crianças e adolescentes disponíveis para adoção no país, e 493 no Paraná. Com tanta gente querendo adotar e tantas crianças e adolescentes aptas, por que essa conta não fecha?

Para falar sobre esta questão, o MP no Rádio recebe a promotora de justiça Fernanda Nagl Garcez, do Ministério Público do Paraná, que atua na Vara da Infância e Juventude de Curitiba. Durante a conversa ela também trata da importância de serem desconstruídos alguns mitos relacionados à adoção e explica qual o trâmite para as pessoas interessadas em adotar.

 

Entrevista em bloco único

Entrevista em partes: bloco um

Entrevista em partes: bloco dois

 

Violência sexual – Na semana passada, por conta do 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o programa tratou desse problema. Conforme o boletim Análise Epidemiológica da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, divulgado pelo governo federal, no período de 2011 a 2017, só na rede pública de saúde, houve 184.524 registros de violência sexual contra crianças e adolescentes no país. O entrevistado foi o promotor de Justiça Diogo de Assis Russo, do MPPR, que atua na área da infância e juventude em Paranaguá, no litoral do estado. A edição está disponível aqui.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem