Comunicação Social do MPPR

30/07/2019 - Violência no ambiente escolar - Murillo José Digiácomo

Murillo DigiácomoO MP no Rádio fala nesta edição de violência nas escolas. O entrevistado é o procurador de Justiça Murillo José Digiácomo, do Ministério Público do Paraná, que é especializado na área da Infância e Juventude. Durante a conversa, ele aborda a questão como um fenômeno social, destaca o papel das famílias no processo educacional, trata da responsabilização de agressores – inclusive de alunos – e indica canais para noticiar esse tipo de situação.

Segundo pesquisa de 2016 da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, feita em parceria com o Ministério da Educação e a Organização dos Estados Interamericanos, 42% dos alunos da rede pública do país já foram vítima de violência física ou verbal no ambiente escolar. Os professores, com frequência, também são vítimas: relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE, que ouviu profissionais da educação de 34 países, mostrou que o Brasil lidera o ranking de violência: 12,5% dos docentes brasileiros relataram serem alvo de agressões verbais ou intimidação por parte de estudantes.

 

Entrevista em bloco único

 

Entrevista em partes: bloco um

 

Entrevista em partes: bloco dois

 

Feminicídio – Na semana passada, por conta do Dia de Combate ao Feminicídio no estado, data instituída pela Lei Estadual 19.873, o MP no Rádio tratou desse tema. A entrevistada foi a promotora de Justiça Ticiane Louise Santana Pereira, do MPPR, que explicou o que é o feminicídio e por que essa qualificadora é necessária. Falou ainda do perfil desse tipo de criminoso e do ciclo de violência que marca o crime, além de indicar os canais para denúncias ligadas à violência doméstica. A conversa pode ser acessada aqui.

Podcasts – Os programas de rádio também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Clique aqui e acesse.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contato são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem