Comunicação Social do MPPR

17/09/2019 - Setembro amarelo - Margarete Solá Soares

MP no RádioDesde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida, o CVV, e do Conselho Federal de Medicina, o mês de setembro no Brasil é destacado como o Setembro Amarelo, período voltado a conscientizar a população a respeito do suicídio, fenômeno que é classificado como um grande problema mundial de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde.

Os números são bastante impressionantes: levantamento do Ministério da Saúde do ano passado sobre essa questão indica que 55.649 pessoas morreram por suicídio no país entre 2011 e 2015, sendo essa a terceira causa de morte entre pessoas de até 29 anos. Ainda segundo essa pesquisa, entre 2011 e 2016, 48.200 pessoas foram atendidas na rede pública de saúde por tentativa de suicídio e outras 176 mil socorridas com lesões autoprovocadas – e isso são só os casos registrados no sistema público de saúde.

Para falar dessa questão, o MP no Rádio desta semana recebe a médica Margarete Solá Soares, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, uma unidade do Ministério Público do Paraná.

 

Entrevista em bloco único

 

Entrevista em partes: bloco um

 

Entrevista em partes: bloco dois

 

Discurso de ódio – Na edição anterior, o programa tratou do problema dos discursos de ódio veiculados na internet, notadamente nas redes sociais e caixas de comentários. O entrevistado foi o promotor de Justiça Bruno Figueiredo Cachoeira Dantas, do MPPR. A conversa pode ser acessada aqui.

Podcasts – Os programas de rádio também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Clique aqui e acesse.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contato são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem