Comunicação Social do MPPR

27/09/2019 - Processo de doação de órgãos - Luana Cristina Heberle dos Santos

MP no RádioEsta semana é marcada pelo Dia Nacional de Doação de Órgãos, data celebrada em 27 de setembro e instituída a partir da lei federal 11.584, de 2007. Só no Paraná, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde, há hoje 2 mil pessoas aguardando na fila por um transplante – em todo o país, são perto de 30 mil. Um doador pode salvar diretamente até sete vidas, isso apenas com a doação de órgãos (inúmeras outras pessoas podem ser auxiliadas com doações de córneas e tecidos, como pele e ossos).

Para esclarecer dúvidas sobre esse tema e explicar como funciona o sistema de doação, o MP no Rádio desta semana recebe a coordenadora do setor de educação da Central Estadual de Transplantes do Paraná, a enfermeira Luana Cristina Heberle dos Santos. Durante a conversa, ela explica quem pode ser doador, quais órgãos e tecidos podem ser doados, como a pessoa pode se colocar como doador em potencial e qual o papel das famílias no processo.

 

Entrevista em bloco único

 

Entrevista em partes: bloco um

 

Entrevista em partes: bloco dois

 

Setembro amarelo – Na semana passada o programa destacou a campanha Setembro Amarelo, iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV) e do Conselho Federal de Medicina dirigida a conscientizar a população a respeito do suicídio. A entrevistada é a médica Margarete Solá Soares, que atua no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública, unidade do Ministério Público do Paraná. A conversa pode ser acessada aqui.

Podcasts – Os programas de rádio também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Clique aqui e acesse.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contato são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem