Comunicação Social do MPPR

30/01 - Financiamento imobiliário - Hugo Evo Magro Corrêa Urbano

No último ano, só pela Caixa Econômica Federal, cerca de 110 mil paranaenses fizeram financiamento imobiliário dentro do programa Minha Casa Minha Vida – a grande maioria para a compra do primeiro imóvel. O sonho da casa própria, porém, pode ser tornar um pesadelo: segundo dados da própria Caixa, o número de inadimplentes tem aumentado nos últimos anos, situação que pode levar à perda do imóvel. O descuido com a documentação antes da compra também pode resultar em problemas judiciais e prejuízo financeiro.

Para falar sobre essas questões, recebemos nesta semana o promotor de Justiça Hugo Evo Magro Corrêa Urbano, do Ministério Público do Paraná. Durante a conversa, ele fala dos cuidados a pessoa deve tomar antes de comprar um imóvel, da importância do registro e dos direitos de quem faz o financiamento, inclusive quando há inadimplência.

Clique aqui para baixar o bloco um (7min35s) e aqui para o bloco dois (7m39s). Também é possível fazer o download em bloco único, clicando aqui (14min17s). Se você só quer ouvir o programa, clique aqui.

Hugo Evo Magro Corrêa Urbano

Telemarketing invasivo – A edição da semana passada falou sobre ligações de telemarketing que as pessoas recebem, o chamado “telemarketing invasivo”. O entrevistado foi o promotor de Justiça Maximiliano Ribeiro Deliberador, que atua na Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor de Curitiba. Durante a conversa, ele explica o que as empresas podem fazer em matéria de telemarketing e o que é considerado abusivo, além de explicar como é possível evitar esse tipo de abordagem. Ouça aqui.

Gratuito – O programa MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), e pode ser veiculado gratuitamente por qualquer emissora. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem