Comunicação Social do MPPR

24/11/2020 - Dia Nacional do Doador de Sangue - Elizângela Zem

MP no Rádio

A propósito do Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado nesta semana, em 25 de novembro, o MP no Rádio fala da importância desse ato solidário, que pode salvar vidas. A entrevistada é a enfermeira Elizângela Zem, chefe da Unidade Transfusional do Hospital de Clínicas, vinculada à Universidade Federal do Paraná.

Durante a conversa, ela conta como as pessoas podem fazer a doação, aponta benefícios oferecidos aos doadores regulares, fala das mudanças recentes na legislação que permitem que homens homossexuais também possam doar (o que antes era vedado) e alerta para a extrema dificuldade que os bancos de sangue em todo o estado têm enfrentado para encontrar doadores, em razão da pandemia do coronavírus.

Entrevista em bloco único

Entrevista em partes: bloco um

Entrevista em partes: bloco dois

Saiba mais – Para outras informações sobre doação de sangue e para ver a lista de unidades de saúde que fazem esse tipo de coleta em todo o estado, acesse aqui o site do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, o Hemepar, da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná.

Pacientes de câncer – Na edição passada, por conta das ações promovidas por diversas entidades neste mês relacionadas ao câncer de próstata, como parte do “Novembro Azul”, o MP no Rádio tratou dos direitos garantidos a todas as pessoas que fazem tratamento da doença. A entrevistada foi com a promotora de Justiça Kátia Kruger, do MPPR. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, são previstos para este ano 626.030 novos casos de neoplasia no país, em homens e mulheres (à exceção do câncer de pele). Acesse a entrevista aqui.

Podcasts – Os programas de rádio também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Clique aqui e confira.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contato são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem