Comunicação Social do MPPR

08/12/2020 - Dia Internacional contra a Corrupção - Leandra Flores

MP no Rádio

Nesta semana, em 9 de dezembro, é celebrado o Dia Internacional contra a Corrupção, data estabelecida em 2003, durante a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, evento promovido pela Organização das Nações Unidas. Para falar deste tema, o MP no Rádio recebe a promotora de Justiça Leandra Flores, que é responsável pelo Núcleo de Guarapuava do Grupo Especializado na Proteção ao Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa, o Gepatria, unidade do Ministério Público do Paraná.

Durante a conversa, ela explica quais as principais modalidades dessa prática ilícita, tanto na área penal como na cível (como a corrupção propriamente dita, a concussão, a lavagem de dinheiro e a improbidade administrativa, entre outras ilegalidades), aponta grandes e pequenos exemplos de corrupção – inclusive alguns corriqueiros, praticados muitas vezes pelo cidadão comum – e destaca o trabalho do Ministério Público na área, notadamente do Gepatria.

Entrevista em bloco único

Entrevista em partes: bloco um

Entrevista em partes: bloco dois

Direitos das vítimas – Na semana passada o programa tratou dos direitos das vítimas de crimes, com entrevista do promotor de Justiça Guilherme Carneiro, do MPPR. Além de apresentar os principais direitos assegurados às pessoas que sofrem algum crime, ele explicou como o Ministério Público atua nesse contexto e falou do Projeto de Lei 3.503/2004, em trâmite na Câmara Federal, que propõe a criação de um fundo nacional para atender financeiramente as vítimas de crimes dolosos. Clique aqui e confira a entrevista.

Podcasts – Os programas de rádio também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Clique aqui e confira.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contato são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem