Comunicação Social do MPPR

09/03/2021 - Feminicídio e o fim da "legítima defesa da honra" - Ticiane Louise Santana Pereira

MP no RádioNa semana marcada pelo Dia da Mulher, celebrado em 8 de março, o MP no Rádio trata de uma modalidade penal que infelizmente é pauta constante dos noticiários: o feminicídio. Para falar desse tema, o programa recebe a promotora de justiça Ticiane Louise Santana Pereira, do Ministério Público do Paraná, que atua no Tribunal do Júri e é especializada em julgamentos dessa ordem. Durante a conversa, ela explica o que é e porque existe essa qualificadora, comenta a recente deliberação do Supremo Tribunal Federal de não reconhecer mais a tese de “legítima defesa da honra” em casos de feminicídio e fala do peso estrutural do machismo nesse tipo de violência.

Segundo dados do Núcleo de Promoção da Igualdade de Gênero do MPPR, só no ano passado, foram registrados na instituição 225 casos de feminicídio, com 165 denúncias criminais desse homicídio qualificado. Em 2021, já houve 38 registros e 24 denúncias de feminicídio.

Entrevista em bloco único

Entrevista em partes: bloco um

Entrevista em partes: bloco dois

Compliance – Na semana passada o MP no Rádio tratou de compliance, termo em inglês empregado para uma proposta de gestão voltada ao controle a prevenção de ilegalidades e atos de corrupção, especialmente em grandes corporações. O entrevistado é o promotor de Justiça Henrique da Rosa Ziesemer, do Ministério Público de Santa Catarina, que defende o uso desse sistema também nos órgãos públicos. A entrevista pode ser acessada aqui.

Podcasts – Os programas de rádio também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Clique aqui e confira.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR com apoio da Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (Fempar). As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contatos são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

 

Imagem: Mulher foto criado por dashu83 - br.freepik.com

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem