Comunicação Social do MPPR

06/07/2021 - Dez anos do Suas - Berenice Rojas Couto

MP no Rádio

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) completa neste mês uma década de criação – a Lei Federal 12.435, que instituiu o serviço, foi publicada em 6 de julho de 2011, há exatos dez anos. Para marcar a data, o MP no Rádio recebe nesta edição uma das maiores autoridades do país sobre o funcionamento do Suas, a professora e pesquisadora Berenice Rojas Couto, pós-doutora em Serviço Social, com mais de 40 anos de experiência na área.

Durante a conversa, ela explica o que é o Suas e quais os principais atendimentos prestados pelo sistema à população (como, por exemplo, o suporte a famílias em situação de vulnerabilidade por falta de emprego ou renda e o atendimento a questões relacionadas a violência doméstica, entre outras), fala da evolução do serviço nessa década e dos principais desafios futuros.

 

Entrevista em bloco único

Entrevista em partes: bloco um

Entrevista em partes: bloco dois

Nova unidade no MPPR – Na última semana, a partir da necessidade de intensificar a atuação institucional frente à fragilidade social enfrentada por boa parte da população, que se encontra em situação de vulnerabilidade, pobreza extrema e risco pessoal e social, o Ministério Público do Paraná instituiu o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Assistência Social. O órgão vai prestar suporte para aprimorar a atuação dos agentes ministeriais nessa área. Saiba mais aqui.

Ação popular – Na edição passada o MP no Rádio tratou de um expediente jurídico importante, mas não muito conhecido da população: a ação popular. A entrevistada foi a promotora de Justiça Lucimara Rocha Ernlund, do MPPR, que explicou o que é e quem pode ajuizar esse tipo de medida, casos que podem ensejar esse modelo de processo, como isso deve ser feito, se há algum custo e qual a vantagem desse tipo de ação, entre outros pontos. Clique aqui e acesse.

Podcasts – Os programas de rádio também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Confira aqui.

Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR. As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contatos são o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem