18/01/2022 - Janeiro Lilás: visibilidade da população trans - André Luiz de Araújo
O MP no Rádio desta semana trata dos direitos das pessoas trans, a propósito do Janeiro Lilás, iniciativa promovida para sensibilizar a população e combater preconceitos e violências sofridos pela comunidade transexual e travesti em todo o país – 29 de janeiro é o Dia Nacional da Visibilidade Trans. Para falar do tema, o programa recebe o promotor de Justiça André Luiz de Araújo, responsável pelo Núcleo de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção dos Direitos Humanos, unidade do Ministério Público do Paraná.
Durante a entrevista, ele explica alguns termos referentes às pessoas trans, fala da violência enfrentada por esse segmento da população – que tem uma expectativa de vida de apenas 35 anos –, aponta possíveis alternativas para se reduzir o preconceito e orienta sobre como denunciar qualquer ato de violência ou preconceito praticado contra pessoas trans.
Entrevista em bloco único
Entrevista em partes: bloco um
Entrevista em partes: bloco dois
Endividamento – O MP no Rádio da semana passada abordou o problema do endividamento familiar, situação que em 2021 atingiu a maior taxa dos últimos 11 anos no país. O entrevistado foi o procurador de Justiça Ciro Expedito Scheraiber (coordenador do Centro de Apoio Operacional Promotorias de Justiça de Defesa do Consumidor e da Ordem Econômica, unidade especializada do MPPR), que falou sobre a recente Lei 14.181/2021, já em vigor, voltada a auxiliar as pessoas que se encontram endividadas. Clique aqui e confira.
Podcasts – Os programas de rádio também são disponibilizados nas plataformas Spotify, Apple e Google Podcasts. Ouça aqui.
Gratuito – O MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, realizado pela Assessoria de Comunicação do MPPR. As entrevistas podem ser baixadas gratuitamente, por qualquer rádio interessada. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.
Contato – Para envio de sugestões (inclusive de temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, os contatos são o e-mail [email protected] e os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.
-
Compartilhe: