Comunicação Social do MPPR

Assessoria de Comunicação do MPPR

Você conhece os canais de comunicação do Ministério Público do Paraná? Sabe como eles podem contribuir para aproximar ainda mais o MPPR de seus integrantes e dos cidadãos? Nesta página, disponibilizamos informações sobre como solicitar o apoio da Assessoria de Comunicação (Ascom) para divulgar a atuação institucional, com base nas diretrizes fixadas pela Política de Comunicação Social do MPPR, bem como pela Política Nacional de Comunicação Social do Ministério Público brasileiro.

Aqui estão detalhados todos os canais de comunicação do MPPR e a forma de utilizar cada um deles, que têm características editoriais e linguagem próprias. Além disso, esclarecemos o trabalho de relacionamento com a imprensa, que envolve a interlocução dos jornalistas com os membros, e os meios de solicitar uma divulgação ou encaminhar sugestões. Confira a seguir:


Site

As notícias publicadas no site institucional são produzidas a partir de solicitação dos procuradores e promotores de Justiça responsáveis pelas iniciativas, sob orientação da Política de Comunicação Social do MPPR. Depois de publicados no site, os releases são enviados, por e-mail e por WhatsApp, para veículos de comunicação cadastrados, acompanhados de um resumo da notícia em áudio (leia mais abaixo).

Como divulgar? Pedidos de divulgação de ações e denúncias, decisões e liminares, recomendações, termos de ajustamento de conduta, operações, resultados de júris, dentre outras atuações que sejam de interesse do cidadão, devem ser encaminhados pelo promotor de Justiça responsável para o e-mail comunicacao@mppr.mp.br, com a íntegra dos documentos e um resumo dos fatos, respeitando-se a atualidade da informação. Qualquer dúvida pode ser esclarecida com a equipe da Assessoria de Comunicação. Os contatos estão aqui.

– Ocasionalmente, alguns assuntos, por estratégia do membro responsável, não são divulgados no site institucional, mesmo que sejam de grande repercussão. Mas é importante destacar que as informações sempre são repassadas aos jornalistas para publicação.

– A divulgação de vídeos, áudios e fotos em complementação ao texto geralmente  contribuem para garantir uma repercussão maior do fato.

Relacionamento com a imprensa - Diariamente, os jornalistas demandam a Assessoria de Comunicação com pedidos de entrevistas e informações, seja a partir dos releases publicados ou de temas em destaque em cada região. Essas demandas atingem a média mensal de cem solicitações, aproximadamente. A equipe da Ascom atua na interlocução da imprensa com os integrantes do MPPR e, para facilitar o relacionamento dos membros com jornalistas, recomenda-se a consulta ao Manual do MP para Relacionamento com a Imprensa, publicado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A Assessoria de Comunicação recebe mais de cem pedidos de jornalistas por mês para entrevistas e informações

Importante: Caso recebam diretamente um pedido de entrevista, os membros podem solicitar ao jornalista que entre em contato com a Assessoria de Comunicação, pelo e-mail comunicacao@mppr.mp.br.

Entenda Direito

Lançada em março de 2020, a iniciativa busca ampliar o entendimento da população e dos profissionais da imprensa sobre questões que são, diariamente, temas de matérias jornalísticas. Com apoio dos membros, a Assessoria de Comunicação explica um conceito, termo ou expressão – da área criminal ou civil – a partir de uma linguagem direta e objetiva. As publicações são encaminhadas para a imprensa e nas redes sociais. Conheça o projeto

 

Intranet

As notícias e informações que são de interesse dos integrantes do MPPR são divulgadas em nosso veículo de comunicação interna – a intranet. Atos da Administração Superior, boas práticas e iniciativas regionais, projetos e campanhas institucionais, eventos, capacitações, orientações e normas relacionadas a gestão de pessoas e tecnologia da informação, entrevistas para divulgação das unidades ministeriais e histórias interessantes de membros, servidores e estagiários estão entre os principais conteúdos publicados diariamente. A intranet também reúne ferramentas de trabalho e demais informações importantes para a rotina dos integrantes do Ministério Público.

Sugestão: Ao iniciar o expediente, ou logo que voltar do almoço, separe uns minutinhos para se inteirar das notícias! Com isso, você não perde prazos, informações importantes, datas de cursos e conteúdos que possam contribuir para o seu trabalho. Sugestões de temas podem ser enviadas para comunicacao@mppr.mp.br. Saiba mais sobre a intranet neste vídeo.

Whats do MPPR

O “Whats do MPPR” foi criado em abril de 2017, com o objetivo de divulgar de forma prática, rápida e direta as principais notícias da PGJ e da Administração Superior. Trata-se de uma lista de transmissão para envio de informações institucionais a membros, servidores, estagiários e aposentados. Se você ainda não faz parte da lista, cadastre-se: basta salvar o número de telefone (41) 9288-8290 na agenda do seu celular, com o nome “Whats do MPPR”, e enviar uma mensagem para esse número com seu nome, função e cidade em que atua.

O projeto foi premiado entre os melhores trabalhos realizados pelas assessorias de comunicação do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensorias, Tribunais de Contas e instituições afins de todo o país. Saiba mais

Primeira Linha

O boletim informativo “Primeira Linha” é produzido pela Assessoria de Comunicação e enviado por e-mail a todos os integrantes da instituição sempre que há a necessidade de fazer um reforço de publicações feitas nos demais canais de divulgação. Sem periodicidade fixa, o informativo traz destaques de conteúdos publicados no site, na intranet, nas redes sociais, bem como notícias sobre o MPPR que foram destaque na imprensa.

MP no Rádio e MP Responde

A Assessoria de Comunicação produz semanalmente, em estúdio próprio, os programas MP no Rádio e MP Responde, nos quais integrantes do MPPR e convidados falam sobre temas relacionados à atuação institucional e respondem dúvidas da população. As entrevistas são disponibilizadas para distribuição e download gratuitos e chegam para aproximadamente 500 rádios paranaenses, com abrangência em todas as regiões do estado, além de veículos de imprensa em geral. Os programas podem ser utilizados de forma gratuita por qualquer emissora de rádio interessada, e a produção é feita sem custo extra para a instituição. O MP no Rádio e o MP Responde foram vencedores do concurso Prata da Casa, em 2019, sendo também reconhecidos em mais duas premiações nacionais. 

Sugestão: Os membros podem entrar em contato diretamente com a rádio local da sua comarca para verificar se há interesse na divulgação dos programas radiofônicos do MPPR. A Ascom também pode intermediar esse diálogo. Quer participar ou sugerir um tema? Escreva para: mpnoradio@mppr.mp.br. 

Expresso MP e o Resumo da Semana

Os projetos foram lançados em setembro de 2021. O Expresso MP é um boletim de áudio que acompanha as notícias divulgadas no site institucional, com um resumo do caso e uma fala do membro responsável. O Resumo da Semana reúne os conteúdos em áudio que foram destaque no site durante a semana e é enviado sempre nas sextas-feiras. O objetivo é oferecer ainda mais subsídios para os profissionais da imprensa na divulgação das notícias relacionadas à atuação do MPPR.

Vale ressaltar!  Além de contribuir com a melhor divulgação da atuação institucional, o áudio que acompanha cada notícia evita que muitos veículos de comunicação procurem individualmente os membros que são responsáveis por cada iniciativa para entrevistas, desafogando a agenda de trabalho.

Divulgação de estágios

O mais recente projeto de áudio, o “Estágio MP” foi lançado em fevereiro de 2022 e busca ampliar a divulgação das vagas de estágio de Ensino Médio, Graduação e Pós-graduação disponibilizadas pelo MPPR. A partir de solicitação de divulgação do edital pelo responsável pela vaga, é produzido um texto e, também, um áudio curto com informações do edital. O material é disponibilizado nas matérias divulgadas no site institucional, é distribuído para rádios e jornalistas e divulgado nas redes sociais da instituição.

Como divulgar? Para solicitar a divulgação, basta encaminhar o edital para o e-mail comunicacao@mppr.mp.br (com o perfil do instagram de quem quiser ser marcado na publicação).

Redes sociais

Quase 60 mil pessoas acompanham os perfis do MPPR nas redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter). A instituição completou três anos de presença nas redes com 12 milhões de interações com o público, de forma totalmente orgânica (sem qualquer patrocínio financeiro). Além das postagens produzidas a partir das notícias publicadas no site pela Assessoria de Comunicação, são publicadas informações sobre direitos e deveres dos cidadãos, esclarecimentos sobre o trabalho realizado pelo MPPR e datas comemorativas que envolvam atribuições institucionais. Todos os temas abordados refletem discussões em pauta no sistema de Justiça, na mídia e na sociedade, e são relacionados à atuação do MP.

Participe! Com a participação dos integrantes do MPPR, as publicações podem atingir ainda mais pessoas. Curtir as postagens, compartilhar, comentar ou marcar amigos e familiares nos comentários são formas de aumentar o engajamento da página e fazer com que a sociedade conheça mais e melhor a atuação do MPPR. A colaboração também é essencial. Sugestões de pautas, temas e conteúdos podem ser enviados para comunicacao@mppr.mp.br.

Posso criar um perfil? Considerando os critérios técnicos que norteiam a criação e manutenção de perfis institucionais pelas unidades do Ministério Público, descritos no Manual do Ministério Público para Mídias Sociais (publicado em 2018 pelo Conselho Nacional do Ministério Público), a Assessoria de Comunicação do MPPR não recomenda a criação de perfis de Promotorias, setores e projetos institucionais. Caso haja interesse em divulgar uma iniciativa específica de um setor ou Promotoria, os perfis oficias da instituição são os canais recomendados. O Manual pode ser acessado aqui.

Imagem Institucional

O Núcleo de Imagem Institucional é responsável por orientar a comunicação visual do MPPR, desenvolver layouts de produtos gráficos e eletrônicos e realizar campanhas e ações de comunicação interna e externa. Também orienta a aplicação da logomarca em materiais que precisem da identificação institucional. A equipe, formada por profissionais da área de Jornalismo, Publicidade e Design Gráfico, atende solicitações de diversas áreas da instituição.

Como fazer a solicitação? Os pedidos de criação de materiais de divulgação são realizados por meio de formulário eletrônico. As informações solicitadas são essenciais para que o resultado final esteja de acordo com o objetivo e o resultado desejado.

 

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem