Comunicação Social do MPPR

03/07/2018 - Direitos da população LGBTI - André Luiz de Araújo

O MP no Rádio fala nesta edição sobre os direitos da população LGBTI, sigla que inclui lésbicas, gays, bissexuais, transgêneros e pessoas intersexuais, e também sobre a violência que enfrenta essa parcela da população. Segundo o Balanço de 2017 do Disque 100, que recebe denúncias gerais sobre violações de direitos, só em 2017 foram feitos 1.720 registros tendo como vítimas pessoas LGBTI.

Para conversar sobre esse tema recebemos o promotor de Justiça André Luiz de Araújo, que é responsável pelo Núcleo de Promoção dos Direitos de Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Transexuais do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção dos Direitos Humanos do Ministério Público do Paraná. Durante a conversa, ele explica quais os principais direitos que costumam ser negados a pessoas LGBTI, fala sobre como o Ministério Público atua nessa área e orienta como noticiar situações de preconceito.

Na última semana, em 28 de junho, foi celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTI. A data marca episódio ocorrido nos Estados Unidos, em Nova Iorque, em 1969, quando pessoas que frequentavam um bar conhecido por receber o público LGBTI reagiram a uma série de batidas e agressões feitas pela polícia. O levante levou à organização da primeira Parada de Orgulho (saiba mais aqui).

Clique aqui para baixar o bloco um (7min41s) e aqui para o bloco dois (6m42s). Também é possível fazer o download em bloco único, clicando aqui (13min15s). Se você quer somente ouvir o programa, clique aqui.

André Luiz Araújo

Drogas – Na semana passada o MP no Rádio falou sobre a prevenção às drogas, dentro das ações do projeto “Junho Paraná sem Drogas”, iniciativa coordenada pelo Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conesd) que teve a participação do Ministério Público do Paraná. O convidado do programa foi o promotor de Justiça Guilherme de Barros Perini, que coordena, no MPPR, o Semear, projeto voltado à promoção de políticas públicas relacionadas ao tema. Clique aqui e confira a entrevista.

Gratuito – O programa MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), e pode ser veiculado gratuitamente por qualquer emissora. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta página via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem