Comunicação Social do MPPR

Assuntos Administrativos

16/05/2011

Reunião inaugural da Comissão de Gestão Socioambiental do MPPR

A recém criada Comissão de Gestão Socioambiental no âmbito do Ministério Público do Paraná reuniu-se pela primeira vez para iniciar trabalhos voltados ao estudo, sugestão e acompanhamento de medidas internas ao MPPR destinadas à adoção de rotinas administrativas ecologicamente sustentáveis e à conscientização institucional para a preservação ambiental.

A Comissão de Gestão Socioambiental está constituída pelos seguintes membros e servidores:

• CARLA MORETTO MACCARINI, Promotora de Justiça
• RAFAEL KOTAKA, Diretor do Departamento de Infraestrutura - DIN
• HENRIQUE TERNIOWICZ, Diretor do Departamento de Aquisições e Logística - DAL
• DELSON MIRANDA DE OLIVEIRA, Assessor de Gestão Socioambiental
• PAULA BROERING GOMES, Técnica do CAOP MA
• ANA HELENA BLASI LEMOS, Chefe de Gabinete da SUBADM
• CRISTINA DE LARA CAMPOS, Técnica da PIP

A recente reestruturação da SUBADM implantou a Assessoria de Governança em Gestão Socioambiental – AGGSA, respondendo ao preenchimento de lacuna no MPPR de estimular medidas administrativas voltadas à adoção de hábitos ecologicamente sustentáveis, visto ser uma das instituições públicas mais atuantes na defesa do meio ambiente e que portanto, seu comportamento administrativo deve refletir esta preocupação e servir de modelo a outros órgãos públicos e à sociedade como um todo.

A partir das primeiras ações da AGGSA, o MPPR passa a atender formalmente orientações do Conselho Nacional do Ministério Público – CNMP e já se coloca como candidato à adesão ao Projeto A3P - Agenda Ambiental na Administração Pública -, do Ministério do Meio Ambiente. Ambas as instituições de nível federal, preocupadas que estão com o futuro do planeta Terra, orientam órgãos públicos a adotarem agendas de comprometimento com atitudes sustentáveis.

O Projeto A3P é um programa que visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais de órgãos governamentais e tem como princípios a inserção dos critérios ambientais que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratação de serviços pelo governo até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados tendo como principal objetivo a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.

A Comissão de Gestão Socioambiental do MPPR deverá atuar como Comissão Gestora do Projeto A3P, do Ministério Público do Estado do Paraná.

A Comissão deverá se encontrar uma vez por mês para deliberar sobre questões importantes que resultarão em ações práticas no âmbito do MPPR. Nesta reunião ocorrida no dia 13 de maio de 2011 foi esboçado um diagnóstico de assuntos, tanto críticos quanto favoráveis, e para o mês de junho serão trazidas algumas soluções viáveis de serem prontamente implementadas.

.

.
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem