Comunicação Social do MPPR

Criança e Adolescente

21/03/2014

CAMPANHA - Lançada campanha inédita para promover o direito à brincadeira segura e inclusiva

Compartilhar no Facebook©

 

Projeto Incluir Brincando estreia dia 17 de março com campanha transmídia e conta com a participação de personalidades como os atores Lázaro Ramos e Isabel Fillardis.

São Paulo, 13 de março de 2014 - A TV Cultura e a Sesame Workshop, organização sem fins lucrativos responsável pela criação e coprodução da série Vila Sésamo, uniram-se para a realização da segunda fase do Projeto Incluir Brincando, direcionado à inclusão de crianças com deficiência por meio da conscientização do direito de brincar de forma segura e inclusiva. O primeiro programa do projeto será lançado no dia 17 de março na TV Cultura, na TV Rá Tim Bum! e no portal cmais.com.br.

A iniciativa conta com o apoio da Fundação MetLife, a parceria estratégica do UNICEF e a parceria institucional da Associação Laramara, do Instituto Rodrigo Mendes, da Efeito Visual Serigrafia e da Iguale Comunicação de Acessibilidade.

O projeto é inédito na tevê brasileira ao incluir ações com educadores, familiares e cuidadores por meio de uma campanha transmídia. Além de vídeos promocionais com a participação de personalidades, episódios especiais e conteúdos digitais exclusivos para a internet; conta ainda com o curso de formação de educadores e com a distribuição da coleção Incluir Brincando (que reúne diferentes materiais de formação) em escolas públicas de educação infantil.

A iniciativa do programa faz parte da proposta da TV Cultura. "Colocar no ar o Projeto Incluir Brincando é uma enorme satisfação e atesta a preocupação permanente da Fundação Padre Anchieta (FPA) com a educação de qualidade e com a diversidade de conteúdos para todos os públicos", afirma o presidente da FPA, Marcos Mendonça.

Para o diretor regional da América Latina da Sesame Workshop, Jorge Baxter, essa temática é parte do DNA da Sesame. "Estamos felizes por lançar um dos primeiros projetos transmídia sobre o assunto no Brasil e na América Latina. Acreditamos que conteúdos divertidos e de alta qualidade disponibilizados em diferentes plataformas (TV, mídias digitais, mídias sociais, escolas e atividades comunitárias) podem aprofundar o envolvimento do público nesta questão tão importante".

As estratégias educacionais estão articuladas em torno de sete temas transversais: brincar é um direito da criança, brincadeiras inclusivas, brincando em família, brincando na comunidade, brincando com os amigos, feira de brinquedos e brincadeiras do Brasil.

Campanha transmídia

Ator Lázaro Ramos e boneco da Vila Sésamo

A cada mês um dos temas transversais da campanha será promovido durante as programações infantis da TV Cultura e da TV Rá Tim Bum!, no portal cmais e no perfil oficial do programa no Facebook, utilizando vídeos promocionais, episódios especiais, jogos digitais, atividades para imprimir, artigos e chamadas para ações no site e nas redes sociais.

Todos os vídeos contam com interpretação em linguagem brasileira de sinais (Libras), recurso de audiodescrição e closed caption. Nos vídeos promocionais, personagens da Vila Sésamo interagem com personalidades como o ator Lázaro Ramos, embaixador do UNICEF no Brasil; o atleta paralímpico Daniel Dias, com seis medalhas de ouro em Londres; a atriz Isabel Fillardis; a medalhista olímpica de vôlei Ana Moser; o cantor Daniel; a cantora Fernanda Takai; e o músico e bailarino Antonio Nóbrega.

Nos episódios especiais, historinhas são centradas nos temas da campanha, protagonizadas pelos personagens da Vila Sésamo. Garibaldo e Bel ganham uma convidada especial para participar do projeto. É Sivan, uma boneca cadeirante vinda diretamente da Vila Sésamo de Israel. Sua participação reforça a ideia de que toda criança tem o direito de brincar, inclusive as que possuem algum tipo de deficiência, além de ressaltar o respeito à diversidade e a importância da colaboração e da criatividade durante o brincar inclusivo. Sivan tem 7 anos de idade e adora se divertir. Inventa novas maneiras para brincar e nunca fica de fora. Ela tem um grande senso de humor e está sempre pronta para ajudar os seus amigos.

No portal cmais, os jogos digitais contam com conteúdo educativo; as atividades para imprimir trabalham conhecimento de si, reflexão, atenção, psicomotricidade, expressão artística e corporal. Há ainda os artigos, que são textos informativos sobre os temas da campanha para educadores, familiares e cuidadores, e as chamadas para ação no site e nas redes sociais.

Para educadores

O curso de formação e a coleção Incluir Brincando contam com a parceria das secretarias municipais de Educação de Paraty (RJ), Marechal Deodoro e Barra de São Miguel (AL). O objetivo é construir referenciais teóricos e práticos para o desenvolvimento integral das crianças por meio do brincar inclusivo e seguro, utilizando os diferentes recursos do Projeto Incluir Brincando. Até junho deste ano, serão formados cerca de 200 participantes, entre professores de educação infantil, coordenadores pedagógicos, diretores de escolas e representantes da sociedade civil.

As pessoas interessadas pelo desenvolvimento inclusivo, brincar e infância poderão ter acesso gratuito à coleção Incluir Brincando pelo portal cmais, além de suas versões com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.

Para mais informações

Alexani Barbosa
Assessoria de Imprensa da TV Cultura
Telefone: (11) 2182-3543
E-mail: alebarbosa@tvcultura.com.br

Immaculada Prieto
Assessoria de Comunicação do UNICEF
Telefone: (21) 3147 5706
E-mail: iprieto@unicef.org

[Fonte: UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância - 13/03/2014]

 

- Download PDF -

Incluir Brincando (guia)
Guia do Brincar Inclusivo - Projeto Incluir Brincando
Realização: Sesame Workshop / UNICEF
Veja também:    Lançamento do guia
[Fonte: UNICEF]
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 1,50MB - 24 págs - 2012)

- Download PDF -

Incluir Brincando (folder)
Guia do Brincar Inclusivo - Projeto Incluir Brincando
Realização: Sesame Workshop / UNICEF
Veja também:    Lançamento do folder
[Fonte: UNICEF]
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]
(formato PDF - tamanho 4,16MB - 2 págs - 2012)

 

Vila Sésamo e UNICEF no Brasil anunciam iniciativa conjunta chamada
“Incluir Brincando”

Fortaleza e Nova Iorque, 3 de dezembro de 2012 - A Vila Sésamo e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) no Brasil, com o apoio da MetLife Foundation, anunciaram uma iniciativa conjunta chamada Incluir Brincando, que visa promover a inclusão social de crianças com deficiência, aumentando a conscientização das pessoas sobre o direito a brincar de forma segura e inclusiva no Brasil.

A iniciativa Incluir Brincando, que foi lançada no final de novembro, inclui materiais impressos e audiovisuais com os personagens da Vila Sésamo, que vai ao ar na TV Cultura. Tendo como público-alvo crianças de comunidades vulneráveis, os materiais serão distribuídos em 40 municípios envolvidos no projeto Ceará Cresce Brincando, desenvolvido pelo UNICEF no Brasil, que apoia brinquedotecas em todo o Estado. O conteúdo, desenvolvido por especialistas em educação, foi criado para servir como um recurso para as famílias e educadores em salas de aula ou ambientes informais de ensino.

Os materiais da iniciativa Incluir Brincando são:

  • Um folheto informativo com mensagens-chave do projeto e dicas sobre como praticar a inclusão de crianças com deficiência em brincadeira e atividades desportivas.
  • Um guia, Brincar Inclusivo, com uma lista de jogos inclusivos e dicas concretas para promover a inclusão de crianças por meio de brincadeiras e esportes usando recursos simples e facilmente disponíveis.
  • Um DVD com atividades "ver e fazer", com um pequeno segmento introdutório da muppet Bel. Acompanhando esse DVD, haverá um jogo da memória, inclusivo em si mesmo, já que vem com instruções de como pode ser adaptado para ser usado por crianças com diversos tipos de deficiências. Cada carta retrata um jogo ou atividade que promove a inclusão social.

Acompanhando esses materiais, haverá oficinas de capacitação para educadores e assistentes sociais sobre como adaptar as brincadeiras, jogos e esportes para as condições locais.

"Estamos satisfeitos por trabalhar com educadores brasileiros e nossos parceiros na MetLife Foundation, na TV Cultura e no Brasil UNICEF para desenvolver conteúdo promovendo um dos valores fundamentais da Vila Sésamo", disse Jorge Baxter, diretor de Educação Global da Sesame Workshop, organização educacional sem fins lucrativos que produz a Vila Sésamo. "Estamos ansiosos para aprofundar e expandir o conteúdo que oferecemos sobre inclusão social para alcançar e impactar ainda mais crianças por meio da Vila Sésamo".

"A MetLife Foundation tem um compromisso com a promoção da saúde e bem-estar das crianças no Brasil", disse Dennis White, presidente e CEO da fundação. "Estamos orgulhosos desta parceria com a Vila Sésamo e o UNICEF para o desenvolvimento de materiais educativos que possibilitam o brincar inclusivo e seguro, com ênfase nas crianças com deficiência."

"Esta parceria inovadora entre UNICEF e Vila Sésamo prova que as brincadeiras, os jogos e os esportes seguros e inclusivos podem ser ferramentas poderosas para a inclusão de crianças com deficiência. Esperamos que, no país que vai sediar os maiores megaeventos esportivos mundiais, brincadeiras e esportes venham a ser um direito de cada criança e adolescente, independentemente de sexo, raça ou condição pessoal", disse Gary Stahl, representante do UNICEF no Brasil.

A iniciativa faz parte da estratégia Esporte para o Desenvolvimento do UNICEF, que visa apoiar o desenvolvimento de um legado "amigo das crianças e dos adolescentes" dos megaeventos esportivos no Brasil.

Os parceiros esperam atingir inicialmente cerca de 43 mil crianças que vivem em todo o Estado do Ceará, e suas famílias.

Assessoria de Comunicação do UNICEF

[Fonte: UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância - 03/12/2012]

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
»   Declaração dos Direitos das Pessoas Deficientes
»   Notícias: Saúde
»   Publicações: Crianças com Deficiência
»   Saúde

Download:   (arquivo PDF)
»   Incluir Brincando (guia)
»   Incluir Brincando (folder)

Referências:   (links externos)
»   Sesame Workshop (inglês)
»   UNICEF - Fundo das Nações Unidas para a Infância

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem