Comunicação Social do MPPR

Institucional

29/10/2010

CLIQUE CIDADÃO - Fotógrafo profissional dá dicas a membros e servidores do MP-PR

Membros e servidores do MP-PR já estão mobilizados para participar do Clique Cidadão - I Concurso Fotográfico do Ministério Público do Paraná. O envio das fotografias deve ser feito até o dia 16 de novembro. Os três melhores trabalhos, em cada categoria, serão premiados. Ao todo, serão entregues dois televisores de última geração (para os primeiros lugares); dois notebooks (segundos lugares) e duas câmeras fotográficas digitais. As 30 melhores fotos serão impressas e apresentadas em exposição, no dia 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público. A premiação será patrocinada por entidades apoiadoras.

Arnaldo Alves, fotojornalista profissional há mais de 35 anos, com passagem pelos jornais Folha de S. Paulo e Gazeta do Povo e trabalhos nas principais agências nacionais e internacionais (veja fotos abaixo), dá algumas dicas aos membros e servidores que desejam participar do concurso (lembrando que o Clique Cidadão não é direcionado a fotógrafos profissionais):

Usar a criatividade - Para Alves, o fotógrafo deve procurar cenas espontâneas, fugir das poses convencionais e das imagens restritas à reprodução dos locais fotografados. “Quanto menos notado o fotógrafo é, melhor o seu trabalho”, diz. Ele ainda ressalta a importância do primeiro plano em uma fotografia. “Em uma foto de paisagem, os elementos de um primeiro plano, como uma árvore, enriquecem muito a imagem”.

Explorar ângulos diferentes - Alves recomenda aos fotógrafos buscarem novos ângulos nas imagens, como colocar a câmera no chão, subir em algum local para tirar a foto, enfim, fugir do padrão. Ele também sugere utilizar enquadramentos diferentes; não deixar o objeto fotografado no centro da imagem.

Evitar o uso do flash - Outra dica é utilizar a luz disponível no ambiente. “O flash atrapalha a maioria das fotografias, dessa forma é recomendável desligá-lo”, indica Arnaldo. “Com câmeras amadoras o uso do flash é adequado em uma distância menor do que três metros. Em uma distância maior, ele não funciona. Entretanto, o profissional aponta algumas situações em que o uso do flash pode ser útil. “Por exemplo, em foto de uma pessoa contra a luz, usar o flash é válido, lembra o fotógrafo.

Categorias - O Clique Cidadão é dividido duas categorias: Ministério Público do Paraná - Ministério Público Social e Paraná Que Eu Conheço. Na primeira, os participantes devem retratar nas fotografias sedes e situações que remetam ao trabalho do MP no Estado, destacando a função social de promoção da cidadania da instituição. Na segunda, as imagens devem privilegiar as belezas das comarcas, de pontos turísticos a locais menos conhecidos.

Para saber mais sobre o Concurso, clique aqui.

Acesse os links a seguir e descubra outras dicas para aprimorar suas fotografias:

www.dicasdefotografia.com.br/

http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI830798-EI4797,00.html

www.fujifilm.com.br/comunidade/dicas/index.html 


Imagens produzidas pelo fotojornalista Arnaldo Alves:













Para ver mais trabalhos do fotógrafo Arnaldo Alves, acesse:

www.flickr.com/photos/arnaldoalves


29/10/2010

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem