Comunicação Social do MPPR

Institucional

03/11/2010

HOJE - Adoção é tema de seminário em Curitiba

“Adoção – Um Novo Nascimento”. Este é o tema do seminário que o Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo Ângelo (RS) – CEDEDICA promove nos dias 8 e 9 de novembro, em Curitiba, com apoio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente e da Secretaria de Estado da Criança e da Juventude. O evento será realizado no Hotel Centro Europeu, na Rua João Negrão, nº 780, e é destinado a membros do Ministério Público e do Poder Judiciário, conselheiros de Direitos e Tutelares, técnicos de entidades de acolhimento e outros profissionais que atuam na área da infância e da juventude em todo o Paraná. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo site www.cededica.org.br, ou na hora e local do evento (as vagas são limitadas).

O seminário foi aberto no dia 8 de novembro, com a palestra sobre “Os Direitos Fundamentais na Infância e Adolescência: Diretrizes Éticas da Adoção”, a cargo do promotor de Justiça Murilo José Digiácomo, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente, e da advogada Estela Franco, especialista na área de Direito de Família e Infância. Os mesmos palestrantes discorreram sobre “A Nova Lei de Adoção”. No período da tarde, a presidente da OSCIP Acolher, Sylvia Nabinger, junto com a psicóloga clínica e jurídica Taís Cesca, abordou o tema “Abandono, carência e separação precoce: impactos no desenvolvimento infantil”. As palestrantes retomaram a palavra às 15h45, para destaque do tema “A importância do Bom Trato Institucional”.

Nesta terça-feira (9), a partir das 9 horas, Sylvia Nabinger e Verônica Chaves, psicóloga do Juizado da Infância e Juventude de Porto Alegre, falarão sobre “As questões acerca dos candidatos à adoção” e sobre a “Preparação dos futuros pais adotivos – a proposição e o encontro de duas histórias”. Às 14 horas Sylvia Nabinger e Verônica Chaves abordarão a questão da “Avaliação e preparação da criança para adoção” e, às 15h45, apresentarão os “Utensílios práticos de acompanhamento nos primeiros passos da adoção”. A apresentação do filme “O Pequeno Italiano”, às 16 horas, marcará o encerramento dos trabalhos, com um debate entre os participantes que será coordenado por Rejane Donadel.
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem