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04/04/2011

04/04/2011 - SAÚDE - CUIDE DESSE BEM - Como anda sua saúde?

Você tem uma alimentação balanceada? A atividade física faz parte da sua rotina? Seu sono é tranqüilo e você não sente cansaço, fadiga ou falta de concentração durante o dia?

Responder tais perguntas pode ser um verdadeiro incômodo. Mas saber “a quantas anda” sua saúde é o primeiro passo para cuidar dela.

Dica número um: marque aquele “check-up” que você vem adiando há meses! De acordo com o médico Guilherme Rolim de Moura, a consulta ao clínico geral pode trazer informações importantes nos cuidados com a saúde: “a gente pede alguns exames preventivos para conhecer o estado clínico geral do paciente, até mesmo para definir qual tipo de alimentação e as atividades adequadas para ele. Mas, em geral, quem busca uma vida saudável precisa estar disposto a mudar de hábitos”, diz.

Para o clínico geral, pequenas mudanças de atitude já proporcionam grandes reflexos na saúde: "Estabelecer uma rotina com horários e local tranqüilo para as refeições; comer sentado, devagar e em local tranqüilo; comer apenas o suficiente e evitar grandes períodos de jejum, intercalando entre as refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) pequenos lanches como frutas, iogurte e barras de cereal; e, claro, evitar produtos industrializados, frituras, alimentos gordurosos, substituindo-os por frutas, legumes, verduras e outros alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, por exemplo", afirma o médico.

Apenas mudança na alimentação, no entanto, não é suficiente para melhorar a qualidade de vida.

"A atividade física deve ser um dos compromissos do dia e não algo que se faz quando sobra tempo. Eu aconselho meus pacientes a marcarem na agenda um horário para a prática de exercícios. Assim como se marca uma reunião, deve-se agendar a prática da atividade física!", comenta.

De bem com o corpo e com a mente

Outro sinal de que algo não vai bem é o stress! Manter o estado emocional equilibrado tanto ajuda a controlar a pressão arterial, a saúde do coração, como traz a sensação de felicidade, fundamental para o ser humano.

Uma das definições para o termo "saúde", segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é: "o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não simplesmente a ausência de doença ou enfermidade" (OMS, 1986). Assim, os cuidados com a mente também devem ser constantes.

Para a psicóloga Gisele Cristine de Moraes Sarmento, o bem-estar psíquico é o resultado de atitudes, de escolhas conscientes, de posicionamentos, de como nos relacionamos com os problemas, crises e conflitos.

"Ter equilíbrio não significa adotar uma atitude moderada e sim, ponderada. É preciso refletir e escolher o melhor caminho para cada situação. Não é o meio termo de nada, mas a atitude certa! E quando a reflexão baseia as atitudes, as situações se transformam em experiências, em crescimento", diz Gisele.

Seguem abaixo alguns links com informações úteis sobre saúde. Esses materiais são apenas referências interessantes e não pretendem substituir as necessárias orientações médicas e de outros profissionais de saúde.

SONO
Especialistas dão dicas sobre quantidade e qualidade do sono
(Do site G1)

ALIMENTAÇÃO
- Dez passos para uma alimentação saudável
- Teste como está sua alimentação
(Ministério da Saúde - Política Nacional de Alimentação e Nutrição)

Na reportagem de amanhã, você vai saber mais sobre como controlar a pressão e o stress no dia-a-dia!


Por: Maria Amélia Lonardoni
Colaboração: Guilherme Sobota
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