Comunicação Social do MPPR

Direitos Humanos

08/01/2013

IPHAN realiza audiência pública sobre patrimônio cultural e pesca artesanal na Ilha do Mel

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) promoveu no dia 19 de dezembro de 2012 Audiência Pública, na Vila de Encantadas/Ilha do Mel, com a finalidade de debater a respeito dos desafios e perspectivas para a pesca artesanal no litoral paranaense.

Integrando uma ampla pesquisa que pretende conhecer e mapear os bens de natureza imaterial representativos do município de Paranaguá, através da aplicação do INRC – Inventário Nacional de Referências Culturais -, foi lançado o livro “A pesca da tainha na Ilha do Mel: territorialidades, sociabilidades e técnicas”. O livro foi distribuído aos pescadores artesanais da Ilha do Mel e marcou o encerramento desta etapa de inventário, mas representa o início do processo de discussão de ações de fomento, valorização e salvaguarda desses saberes e ofícios tradicionais.

O INRC configura-se como forma preliminar de salvaguarda dos bens de natureza imaterial e está consolidado por meio Decreto Federal 3551/2000 que institui o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial que constituem patrimônio cultural brasileiro e cria o Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, tendo por objetivo o mapeamento, a identificação e a valorização das referências culturais em todo o território brasileiro.

Destaca-se que no mês de novembro de 2012, o fandango caiçara foi reconhecido como patrimônio imaterial do Brasil pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do IPHAN.

O Ministério Público do Paraná, por intermédio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção dos Direitos Humanos, na figura do Procurador de Justiça Marcos Fowler, compôs a mesa juntamente ao IAP, à Colônia de Pescadores e à UFPR Litoral.

Confira mais fotos e informações no site do Iphan: clique aqui.


Mesa de Apresentação

Procurador de Justiça Marcos Fowler na Mesa de Abertura

Fandangueiros na Inauguração do Evento

Apresentação dos Fandangueiros durante o evento
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem