Comunicação Social do MPPR

Meio Ambiente

03/05/2012

MP-PR oferece curso sobre arborização, recomposição de matas e compostagem

O Ministério Público do Estado do Paraná, por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente (CAOPMA) o do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), em parceria com a Prefeitura Municipal de Tibagi, promoverá curso de capacitação para promotores de Justiça e técnicos ambientais concursados, nas próximas terça e quarta-feira, 22 e 23 de maio.

Durante os dois dias, serão abordados temas como: arborização urbana, mata ciliar, reserva legal e resíduos sólidos. Também está programada uma visita técnica à Central de Triagem e Compostagem de Tibagi, onde será demonstrada a forma correta da realização da compostagem.


Planos setoriais - A iniciativa dá continuidade às etapas de implantação dos Planos Setoriais do CAOP do Meio Ambiente e busca também difundir o projeto estratégico do MP para a área ambiental.
Intitulado “Revitalização das Promotorias Ambientais por Bacias Hidrográficas”, o projeto estratégico foi lançado, junto com os Planos Setoriais, em 22 de março, Dia Mundial da Água, na sede do MP em Curitiba, evento que contou com a presença da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva (clique aqui para fazer dowload da palestra).

Serviço – Em Tibagi, o curso será realizado nos dias 22 e 23 maio, das 8h30 às 18h, no Teatro Tia Inália, localizado à Rua Padre Redentoristas s/n (próximo à Praça Edmundo Mercer). No dia 8 (quarta) haverá deslocamento ao aterro sanitário do município no período da tarde. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, neste link.

Programação

22 de maio

8h30 às 9h – Mesa de abertura com autoridades – Prefeito Municipal de Tibagi, Dr. Sergio Luiz Cordoni

9h às 10h00 – Capacitação técnica (teórica) para prefeituras municipais
sobre Centrais de Triagem, Reciclagem, Compostagem -

10h00 – 10h15 – Coffee Break

10h15 às 11:30h – Recuperação e Recomposição de Mata Ciliar e Reserva Legal em conformidade com o Código Florestal – Sr. Alfredo Alemão – EMATER

11h30 às 13h30 – Almoço Livre/ Visita Técnica para os Promotores de Justiça

13h30 às 14h00– Experiências com Associação de Catadores Local e Nacional

14h00 às 15h15 Capacitação técnica (teórica) para prefeituras municipais sobre Centrais de Triagem, Reciclagem, Compostagem e sessão de questionamentos –
Palestrante: Letícia Albuquerque (SMMA – Tibagi)

15h15 – 15h30 – Coffee Break

15:30h às 17h30 – Visita técnica para prefeituras municipais às instalações do Programa Recicla Tibagi – Palestrante: Letícia Albuquerque (SMMA – Tibagi) (deslocamento ao aterro sanitário do município)

23 de maio

9h às 10h30 – Capacitação técnica (teórica) para prefeituras municipais para elaboração e implantação dos Planos Municipais de Arborização Urbana
Palestrante: Claudio Renato Wojcikiewicz (SMMA – Curitiba, Associação Paranaense de Engenheiros Florestais)

10h30 – 10h45 – Coffee Break

10h45 às 11h30 – Continua...
Capacitação técnica (teórica) para prefeituras municipais para elaboração e implantação dos Planos Municipais de Arborização Urbana e questionamentos
Palestrante: Claudio Renato Wojcikiewicz (SMMA – Curitiba, Associação Paranaense de Engenheiros Florestais)

11h30 às 12h – Informações Gerais sobre Georreferenciamento
Palestrante: José Roberto da Conceição.(SANEPAR)

12h. Encerramento

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem