Comunicação Social do MPPR

Institucional

03/06/2011

03/06/2011 - PESSOA COM DEFICIÊNCIA - MP-PR participa do 3º Dia da Cidadania Especial

Evento oferecerá vários serviços a portadores de deficiência

O Ministério Público do Paraná, por meio da Promotoria de Justiça e do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Portadora de Deficiência, participará, no próximo sábado (4), do 3º Dia da Cidadania Especial. Promovido pela Prefeitura de Curitiba e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o evento será realizado no Parque Barigui, das 9h às 17h.

Entre os serviços oferecidos estão orientação para emissão de carteira de trabalho, oficinas socioeducativas da Fundação de Ação Social (FAS), informações sobre prevenção ao uso de drogas, exames de glicemia e diabetes, orientações sobre tributos municipais e cadastramento nos Armazéns da Família, entre outros.

O MP-PR participará com esclarecimentos sobre as atribuições da Instituição em matérias ligadas à pessoa portadora de deficiência e com orientações jurídicas, sociais e técnicas na área. Poderão ser obtidas informações sobre vários temas, como parâmetros de segurança na autonomia da acessibilidade, auditoria de engenharia na acessibilidade urbana, leis e normas técnicas para a garantia de direitos, medidas de proteção contra a violência, entre outros assuntos.

Segundo a procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Pessoa Portadora de Deficiência, o objetivo do MP-PR é colaborar com essa importante iniciativa do Município: "O Dia da Cidadania Especial reúne esforços de diversas instituições, para oferecer atividades e, sobretudo, informações que possam garantir cidadania aos portadores de deficiência, conhecendo seus direitos e sabendo as formas de exercê-los", diz.

De acordo com o Município, a meta é atender 3 mil pessoas com deficiência. Contando familiares e amigos, a expectativa é de que 5 mil pessoas participem das atividades. O prefeito Luciano Ducci participará da abertura da programação, às 9h.

Para diversão, haverá jogos gigantes, dança adaptada, apresentação de bandas musicais, circuito de ciclismo, camarim de pintura, teatro de fantoches da Guarda Municipal e desfile de moda especial.


Informações para a imprensa com:
Jaqueline Conte / Maria Amélia Lonardoni
(41) 3250-4226 / 4229
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem