Comunicação Social do MPPR

Direitos Humanos

21/01/2013

SUBSISTÊNCIA INDÍGENA – PROJETO DA INICIATIVA PRIVADA VISA PARCERIA COM A MÃO DE OBRA INDÍGENA.

O CAOP-DH  Área das Comunidades Indígenas, em data de 17 de janeiro de 2013, reuniu-se com lideranças indígenas e representantes da FUNAI-PR para a apresentação de projeto que visa a interação entre a iniciativa privada e as comunidades indígenas do Paraná. 

O Projeto consiste na colaboração da mão de obra indígena para a colheita de subprodutos vegetais nativos, tais como sementes, cascas, folhas e flores que são encontrados em abundância nas Terras Indígenas. 

Inicialmente a proposta abrange apenas a colaboração remunerada às comunidades indígenas da aldeia Rio das Cobras para avaliação dos resultados, posteriormente poderá ser estendida a outras comunidades.

A iniciativa oportuniza a aquisição de renda para os indígenas que se dispuserem à colheita da matéria prima sem a degradação do ambiente e sem a geração de vínculo de subordinação trabalhista, pois se trata de faculdade disponibilizada às famílias indígenas.

Em suma, o projeto visa o aproveitamento do subproduto da natureza, convertendo em lucro o que estaria destinado a transformar-se em adubo pelo processo natural do meio, além de possibilitar o lucro pelo peso e unidade da matéria prima a ser recolhida pelas comunidades indígenas que habitam as áreas ecossistêmicas e silviculturais do Estado do Paraná. 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem