Comunicação Social do MPPR

Habitação e Urbanismo

06/03/2014

Seminário de Sensibilização para a Política e o Plano de Mobilidade Urbana - Curitiba (PR)

O Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana (SEMOB), no âmbito do Programa Nacional de Capacitação das Cidades, realiza os Seminários de Sensibilização sobre a Política e o Plano de Mobilidade Urbana com o objetivo de divulgar a Política Nacional de Mobilidade, propagar conhecimentos mais profundos sobre o tema, além de instrumentalizar os municípios para a elaboração dos respectivos planos de mobilidade.

 

Foram realizados em 2013, seminários na cidade de Campinas (SP), Brasília (DF), Parauapebas (PA), Porto Alegre (RS), em 2014 em Corumbá (MS). Dando sequência ao programa, serão realizados seminários, de março a junho de 2014, nas cidades de Curitiba, Recife, Salvador, Belo Horizonte, São Paulo, Fortaleza e Santos, nos Auditórios da Caixa Econômica Federal, instituição parceira do Programa.

 

O objetivo é disseminar a Política de Mobilidade Urbana aos gestores municipais e à sociedade civil, bem como incentivar a reflexão e a participação na propagação da política pública de mobilidade. As palestras abordarão a importância política, econômica e social do conhecimento e aplicação da Lei de Mobilidade em todo o território nacional e serão seguidas de questionamentos do público e debates sobre temas regionais com a participação de especialistas e demais presentes.

 

A Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/2012), Desafios Políticos da Implementação da Lei 12.587/2012, Planos de Mobilidade Urbana, Controle Social e Política tarifária são os principais tópicos a serem desenvolvidos durante os Seminários que têm carga horária de 8 horas e como público-alvo prefeitos, gestores municipais, representantes do Poder Legislativo local, operadores do Direito (Ministério Público e Defensoria Pública) e representantes da sociedade civil atuantes no setor.

 

Estão abertas as inscrições para o Seminário em Curitiba. Participe!


Inscrição:

A inscrição deverá ser realizada no site do programa Capacidades do Ministério das Cidades

Objetivos:

Disseminar a Política de Mobilidade Urbana aos gestores municipais e à sociedade civil, bem como incentivar a reflexão e a participação de todos na propagação da política pública de mobilidade.

Metodologia:

Palestra sobre a importância política, econômica e social do conhecimento e aplicação da Lei de Mobilidade em todo o território nacional.
Apresentação da Lei em palestra com apoio visual em Power Point, seguida de questionamentos do público.
Debates sobre temas regionais com a participação dos palestrantes e do público. 

Tópicos:

Política Nacional de Mobilidade Urbana - Lei 12.587/2012
Desafios Políticos da Implementação da Lei 12.587/2012
Planos de Mobilidade Urbana
Controle Social e Política tarifária

Público-alvo:

Prefeitos e gestores municipais. Além disso, deverão participar representantes do Pode Legislativo local e operadores do Direito (Ministério Público, Defensoria Pública. Aberto também para representantes da sociedade civil atuantes no setor de mobilidade.

Corpo Docente:

Marco Antonio Vivas Motta - Ministério das Cidades/ SEMOB
Martha Martorelli - Ministério das Cidades/ SEMOB
Pedro Torres - Gerente de Políticas Públicas - ITDP
Daniela Facchini - Diretora de Projetos & Operações - Embarq Brasil 

Parceiros:

Conselho Nacional das Cidades
Embarq Brasil
ITDP
Governo do Estado do Paraná 

Comentários:

O seminário em questão é parte de um plano de capacitação, proposto pela Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, que visa divulgar a política nacional de mobilidade, propagar conhecimentos mais aprofundados sobre o tema, além de instrumentalizar os municípios para a elaboração dos respectivos planos de mobilidade.
A participação da prefeitura no seminário é condição para a prefeitura enviar representantes para o curso de capacitação promovido pelo Ministério das Cidades.


...

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem