Comunicação Social do MPPR

MP no Rádio

28/12/2017

Direito dos idosos a gratuidade no transporte é tema da semana

A população de idosos no Brasil vem aumentando: conforme projeção do IBGE, em 2020, o país deverá ter 25 milhões de pessoas com mais de 60 anos (12% do total). Daí a importância de se buscarrm garantias e a efetivação de direitos para essa parcela da sociedade. Entre os direitos pouco conhecidos dos idosos está o que garante assentos gratuitos no transporte intermunicipal.

Para explicar como funciona a gratuidade do transporte intermunicipal para idosos e também do sistema público de transporte nas cidades, entre outras garantias legais, o programa MP no Rádio desta semana recebe a procuradora de Justiça Rosana Beraldi Bevervanço, coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa dos Direitos do Idoso e da Pessoa com Deficiência, órgão do Ministério Público do Paraná.

Clique aqui para baixar o bloco um (7min02s) e aqui para o bloco dois (8m45s). Também é possível fazer o download em bloco único, clicando aqui (14min50s). Se você só quer ouvir o programa, clique aqui.

Arquitetura de segurança – A edição da semana passada do programa falou sobre a chamada “arquitetura de segurança”. O entrevistado foi o coronel da Polícia Militar Roberson Luiz Bondaruk, que é especialista em segurança e autor de livros sobre o tema, como, por exemplo, a obra “A prevenção do crime através do desenho urbano”. Durante a conversa, que pode ser acessada aqui, ele fala sobre como garantir mais segurança a uma casa, explica como a relação entre vizinhos e o desenho da cidade afetam nossa segurança quanto a situações como assaltos e outras situações.

Gratuito – O programa MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), e pode ser veiculado gratuitamente por qualquer emissora. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem