Comunicação Social do MPPR

Institucional

14/04/2009

MP-PR ganha nova página na internet

Nova página para um MP-PR em novos dias

Nesta quarta-feira, 15 de abril, por ocasião da abertura do “Encontro Estadual do Ministério Público 2009 – Alinhamento Estratégico”, a Procuradoria-Geral de Justiça lançou oficialmente a nova página do Ministério Público do Paraná na internet.

Embora há muito tempo o Ministério Público paranaense já se mostre virtualmente ao público, concluiu-se pela necessidade de modernização do site, buscando melhor atender aos reclamos de apresentação da Instituição, bem como compatibilizá-lo ao dinamismo que a ela se busca imprimir. Além disso, os variados campos de atuação e suas áreas especializadas a fazem muito pungente e assim deve ser sua comunicação pela web.

Nesta perspectiva, portanto, foi concebida a nova página do Ministério Público, cuja construção observou três importantes vertentes: a apresentação visual (mais moderna e dinâmica); o conteúdo que, de maneira geral, está sendo adaptado na linha de uma comunicação simplificada e de fácil recepção a todos os interessados (membros do Ministério Público, servidores, estudantes, profissionais e, sobretudo, à população em geral), e a possibilidade maior de inserção de dados nas respectivas áreas institucionais, pela utilização de uma ferramenta que facilita a alimentação de conteúdo (agora a ser feita em cada órgão que mantém link na página, com o suporte do Departamento de Informática).

Importante ressaltar que o novo site – contendo configuração, layout e ferramentas modernas - foi criado a partir de um pacote de software livre (ou seja, a custo zero), chamado XOOPS (eXtensible Object Oriented Portal System), que permite o gerenciamento e a publicação de conteúdos. A tecnologia utilizada é de última geração, apresentando o que há de mais moderno em navegabilidade, ergonomia e funcionabilidade.

Vale destacar no entanto que, diante do considerável volume de informações contidas no site originário, a transferência de dados está se realizando paulatinamente, com a expectativa de que tal processo de migração esteja concluído nos próximos sessenta dias.

Cumpre lembrar ainda que, à vista da quantidade de informações disponibilizadas em um site como o do Ministério Público, nunca se poderá dizer que ele se encontra totalmente pronto, estando sempre em processo de construção, o que se mostra compatível, inclusive, com o próprio conceito de Internet.

Desta forma, feitas tais observações, espera-se que a nova página produza em todos os destinatários a mesma sensação daqueles que estiveram envolvidos no processo de sua criação e concepção: ou seja, de que ela é tecnicamente aprimorada, tem recursos adequados para visualização e busca do conteúdo disponível, além de ser esteticamente leve e moderna, com a sobriedade compatível com a natureza de nossa Instituição e conteúdo inerente à nossa importante missão constitucional.

Por fim, espera-se também que a nova página seja bem recebida não só por ser algo novo, mas porque a sensação que se tem ao acessá-la é de entrar em contato com uma comunicação que por si só traz ínsito o propósito que veio realizar.



Olympio de Sá Sotto Maior Neto
Procurador-Geral de Justiça

Samia Saad Gallotti Bonaides
Coordenadora do CEAF e da Comissão designada para a reestruturação do site





Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem