Comunicação Social do MPPR

Institucional

03/05/2012

03/05/2012 - TERRA RICA - Justiça acata denúncia do MP-PR contra prefeito e médico

A Justiça abriu processo contra o prefeito de Terra Rica (noroeste do Estado) e um vereador que também é médico no município, acusados pelo Ministério Público do Paraná de desviar mais de R$ 100 mil (em valores atualizados) dos cofres públicos. O Juízo também manteve o bloqueio de imóveis, automóveis e contas bancárias dos dois réus, solicitado na ação civil pública por atos de improbidade administrativa ajuizada pela Promotoria de Proteção ao Patrimônio Público da Comarca de Terra Rica.

De acordo com o promotor de Justiça Lucas Junqueira Bruzadelli Macedo, os desvios ocorreram durante um período de 22 meses, a partir do pagamento de plantões que não eram efetivamente realizados pelo médico, vereador da base de apoio ao prefeito.

O MP-PR sustenta que o prefeito Devalmir Molina Gonçalves ordenou ao aos servidores municipais Lucimar Aparecido da Silva (ex-chefe do Setor de Recursos Humanos da Prefeitura durante o ano de 2009) e Cristiane Morales Pérego (desde 2010, chefe do Setor de Recursos Humanos da Prefeitura de Terra Rica) que incluíssem o pagamento de plantões médicos não trabalhados no contracheque do servidor municipal e vereador, o médico Custódio Fernandes. Segundo a Promotoria, os plantões seriam supostamente realizados aos sábados, domingos e feriados, datas em que o requerido nunca teria trabalhado.

Se condenados pela Justiça, os réus podem perder as funções públicas e ter os direitos políticos suspensos por um período de cinco a oito anos, entre outras sanções.

De acordo com a Promotoria, o prefeito Devalmir Molina Gonçalves já responde a outros sete processos com acusações de práticas de atos de improbidade administrativa. Responde também ação criminal no Tribunal de Justiça do Paraná.

Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4226 / 4228
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem