Comunicação Social do MPPR

Institucional

16/05/2012

SEGURANÇA PÚBLICA - MP-PR e Sesp discutem parcerias

O secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, esteve nesta segunda-feira (14), na sede do Ministério Público do Paraná, acompanhado de toda a cúpula da Segurança Pública estadual, para uma primeira visita ao novo procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia.

Almeida César veio apresentar oficialmente toda a equipe da Secretaria e dizer da disposição de trabalhar em parceria com o MP-PR para uma atuação cada vez mais eficaz no Estado. “Hoje viemos apresentar oficialmente toda a equipe da Secretaria, mas marcaremos outras reuniões para tratarmos de diversos temas complexos e do estabelecimento de termos de cooperação entre as instituições”, disse o secretário, ressaltando a importância do trabalho conjunto e da integração entre o MP-PR e a Secretaria.

Estiveram presentes no encontro o comandante-geral da PM, coronel Roberson Luiz Bondaruk, o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus V. C. Michelotto, o diretor do Instituto de Identificação do Paraná, Newton Tadeu Rocha, o diretor administrativo do Instituto Médico Legal, Moisés Alves Nunes, o diretor administrativo do Instituto de Criminalística, Antonio Edison Vaz de Siqueira, o diretor-geral da Secretaria de Segurança, Adalberto Alves de Souza e o chefe de gabinete da Sesp, Roberlei Queiroz.

Na presença do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, José Deliberador Neto, e do ex-procurador-geral de Justiça, Marco Antonio Teixeira, o procurador-geral de Justiça Gilberto Giacoia também ressaltou a importância da interlocução e do contato permanente entre as duas instituições, sobretudo para o enfrentamento da criminalidade organizada e dos chamados crimes do colarinho branco, que desviam recursos que poderiam ser aplicados em políticas públicas. Também pontuou a necessidade de capacitação dos profissionais que atuam na área de segurança e do investimento em novas tecnologias, a fim de que seja possível um combate mais eficaz à criminalidade organizada.

Aproveitando a oportunidade em que novamente se discute a legitimidade do Ministério Público para conduzir investigações na área criminal, estando para ser apreciada pela Câmara dos Deputados a PEC nº 37/2011, Giacoia afirmou que o MP-PR não tem nenhum propósito de competir ou de se sobrepor a instituições públicas que promovem investigações criminais. “Nosso objetivo é a qualidade nas investigações”, disse. “Formamos um só corpo, o MP tem essa consciência, e nosso propósito é reduzir distâncias e trabalhar em parceria”.

O procurador-geral citou, ainda, a proposta de parceria para a realização de cursos para membros e servidores do MP-PR, para o desenvolvimento de estratégias de proteção aos promotores de Justiça que atuam em casos que ofereçam risco e a integração dos mecanismos de inteligências das duas instituições.

14/05/2012

Reunião com Secretaria de Segurança

reunião Secretaria de Segurança

Visita secretaria de segurança

Visita Secretaria de Segurança

Visita Secretaria de Segurança
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem