Comunicação Social do MPPR

Institucional

30/01/2013

30/01/2013 - MEIO AMBIENTE - Tráfico de animais: MP-PR e Força Verde apreendem mais de 200 aves em condições de maus tratos

Cento e setenta e seis aves exóticas e cinquenta aves silvestres foram apreendidas em Curitiba, no último sábado, durante ação conjunta do Ministério Público do Paraná e do Batalhão da Polícia Militar Ambiental. Os animais estavam em poder de um homem de 48 anos, residente no bairro Pilarzinho, na região norte da cidade. O homem comercializava os pássaros sem qualquer autorização do órgão ambiental competente - o que configura crime ambiental, pois se trata de tráfico de animais silvestres.

A busca e apreensão no local foi requerida pela promotora de Justiça Cleonice Aparecida Mariano Quintero, da Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente de Curitiba, e determinada pelo Juízo da Vara de Inquéritos do Foro Central da Comarca da Região Metropolitana de Curitiba.

As investigações iniciaram a partir de uma denúncia anônima, feita por uma pessoa que se passou por compradora de aves e constatou a situação do local.

Segundo as apurações, as aves sofriam maus tratos: estavam alojadas em gaiolas sujas e com recipientes de água poluída. A Vigilância Sanitária foi acionada para vistoriar o imóvel e encontrou cerca de 20 ratos mortos no local.

As aves silvestres foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), mantido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), e serão soltas em seu habitat natural.

Já as exóticas ainda estão em poder do homem que as comercializava, e serão apreendidas em nova busca, para a posterior doação. Esses pássaros exóticos serão encaminhados para entidades especializadas num primeiro momento, e, após a recuperação dos animais, será aberto cadastro para adoção.

Veja abaixo as fotos da ação, feitas pela equipe do Batalhão Ambiental:

aves

aves

aves

aves



Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4469 / 4439
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem