Comunicação Social do MPPR

Institucional

11/03/2014

Veja como foi a solenidade de posse dos novos promotores substitutos

Vinte e cinco novos promotores substitutos passaram a integrar o Ministério Público do Paraná. Eles foram empossados na segunda-feira (10), durante solenidade realizada no auditório do MP-PR, em Curitiba. Os novos integrantes da Instituição foram aprovados em concurso público, do qual participaram mais de três mil candidatos, de vários Estados brasileiros. 

A cerimônia de posse, perante o egrégio Conselho Superior do MP-PR, foi prestigiada por procuradores e promotores de Justiça, secretários de Estado, desembargadores, diversas autoridades, além de familiares e amigos dos empossados, que lotaram o auditório. A solenidade também foi transmitida, ao vivo, pela internet, a todos os integrantes da Instituição.

Veja, abaixo, as fotos da cerimônia.

A Procuradora-Geral de Justiça em exercício, Samia Saad Galotti Bonavides, presidiu a sessão solene e recebeu os novos integrantes do MP-PR, destacando a importância de uma atuação ministerial próxima à população. “Nosso desafio é construir novos canais de interlocução com os movimentos sociais, com representantes da sociedade, de instituições públicas, com o objetivo de articular soluções para melhorar as condições de vida das comunidades onde atuamos”, pontuou, desejando boas-vindas aos empossados. 

O presidente da APMP, Francisco Zanicotti, parabenizou os novos Promotores, falando sobre “escolhas”, ressaltando a importância de uma atuação sensível no desempenho das funções: “Vocês podem, com o mesmo grau de conhecimento, trabalhar em suas Promotorias com o objetivo de melhorar a vida das pessoas ou, meramente, para acabar com a pilha de processos. O resultado não será o mesmo”, disse Zanicotti, que concluiu: “acertamos quando escolhemos contribuir para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária”.

Representando os empossados, a promotora substituta Ana Carolina Haliuc Bragança, primeira colocada no concurso, conduziu sua fala com o tema “caminhos”. “Caminhante, não há caminho, se faz o caminho ao andar”, disse ela, citando o verso do poeta espanhol Antônio Machado. A nova promotora ressaltou os caminhos percorridos até a aprovação no concurso: “Escolhemos, utilizando-me da metáfora bíblica, traçar um caminho apertado, em direção a uma porta estreita, a porta de entrada para uma das instituições de maior credibilidade desse país: o Ministério Público do Estado do Paraná”, disse. 

Ana Carolina homenageou, ainda, pais, amigos e professores e falou sobre os novos desafios que aguardam os promotores recém-empossados. “Como promotores de justiça, vamos enfrentar todo tipo de obstáculo, toda manifestação do injusto, toda forma de exclusão social. E haverá resistências, pois não se transforma, não se emancipa uma comunidade de uma hora para outra. A nossa luta será intensa e perene, permeará o resto de nossas vidas. Mas todo cansaço que possa gerar será recompensado, pois ingressamos na profissão com a certeza de que toda contribuição, por mais ínfima que seja, para a promoção do bem-estar e da justiça social vale mais do que toda uma eternidade de apatia”, encerrou. 

Autoridades - Participaram da solenidade o Subcorregedor-Geral do MP-PR, Adolfo Vaz da Silva Júnior; o procurador de Justiça Olympio de Sá Sotto Maior Neto, representando a banca de concursos; o Ouvidor-Geral do MP-PR, procurador de Justiça Antonio Cesar Cioffi de Moura; os desembargadores Celso Jair Mainardi (representando o presidente do Tribunal de Justiça) e Edson Luiz Vidal Pinto (presidente do Tribunal Regional Eleitoral); o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Francisco Zanicotti; o presidente da FEMPAR, promotor de Justiça Eduardo Diniz Neto, e o Procurador-Geral do Município de Curitiba, Joel Macedo Soares Pereira (representando o prefeito). Também prestigiaram a solenidade a secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, representando o governador do Estado, e o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral, Jucimar Novochadlo, entre outras autoridades.

Preparação – Os novos promotores substitutos já estão participando do Curso de Preparação e Aperfeiçoamento. Durante três semanas, eles receberão capacitação e instruções sobre o funcionamento do MP-PR. Depois, passarão por uma etapa prática, em que atuarão nas comarcas para as quais foram designados, com o acompanhamento de um promotor de Justiça orientador. O curso é promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF/MP-PR).

Confira a lista dos novos promotores e respectivas seções judiciárias:

Ana Carolina Haliuc Bragança,
67ª Seção Judiciária – São Mateus Do Sul

Rafael Muzy Bittencourt,
44ª Seção Judiciária – Pitanga

Aline Maria Gomes Massoni Da Costa,
22ª Seção Judiciária – Assaí

Ludimila Bissonho Rodrigues,
61ª Seção Judiciária – Jandaia Do Sul

Fernanda Bertoncini Menezes,
26ª Seção Judiciária – Cornélio Procópio (1)

Diogo De Araujo Lima,
21ª Seção Judiciária - Bandeirantes

Rafhael Wasserman ,
52ª Seção Judiciária – Wenceslau Braz

Marcus Vinicius Ferraz Homem Xavier ,
35ª Seção Judiciária – Jacarezinho

Andréa Cristina Koslovski,
31ª Seção Judiciária – Ibaiti

Evandro Moreira Da Silva,
55ª Seção Judiciária – Marechal Cândido Rondon

Vanessa Scopel Bonatto,
64ª Seção Judiciária – Dois Vizinhos

Michael Júnio Gebeluky,
56ª Seção Judiciária – Realeza

Sarah Dreher,
38ª Seção Judiciária – Medianeira (1)

Flávia Simon Fagundes Dos Santos,
48ª Seção Judiciária – Telêmaco Borba (1)

Bianca Riva Ribeiro,
63ª Seção Judiciária – Peabiru

Danilo Cardoso Decco,
37ª Seção Judiciária – Loanda (1)

Tiago Vacari,
36ª Seção Judiciária – Laranjeiras Do Sul (1)

Adriana Cordeiro Galvão,
26ª Seção Judiciária – Cornélio Procópio (2)

Kelsen Ceriaco De Campos,
48ª Seção Judiciária – Telêmaco Borba (2)

Felipe Segura Guimarães Rocha,
29ª Seção Judiciária – Goioerê

Ricardo Scartezini Marques,
36ª Seção Judiciária – Laranjeiras Do Sul (2)

Alexsandro Luiz Dos Santos,
46ª Seção Judiciária – Santo Antônio Do Sudoeste

Lorena Almeida Barcelos De Albuquerque,
37ª Seção Judiciária – Loanda (2)

Pedro Gabriel Hayashi Almeida Machado,
27ª Seção Judiciária – Cruzeiro Do Oeste

André Luiz Querino Coelho,
30ª Seção Judiciária – Guaíra


Confira as fotos da cerimônia


Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem