Comunicação Social do MPPR

Institucional

06/11/2014

06/11/2014 - CASCAVEL E SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - Atividades do Projeto Geração Atitude mobilizam estudantes

Mais duas comarcas do Paraná desenvolveram, nos últimos dias, atividades do Projeto Geração Atitude, iniciativa ligada ao Movimento Paraná Sem Corrupção e idealizada pelo MP-PR com foco na formação cidadã dos jovens. Na última quarta-feira (5 novembro), foi realizada em Cascavel (Região Oeste do Paraná), a quarta atividade do “Geração Atitude” na comarca. Trata-se de uma palestra, ministrada, no período da manhã, no Colégio Estadual Eleodoro Ébano Pereira. O evento contou com a presença de aproximadamente duzentos estudantes do ensino médio.

As ações do projeto na comarca de Cascavel foram iniciadas há cerca de três semanas pelo promotor de Justiça Guilherme Carneiro de Rezende, da 14.ª Promotoria de Justiça, e pela a assessora Thaiana Cristina Serafini Boschirolli. Durante a primeira etapa, participaram das palestras setenta e dois alunos. Esse também foi o número de participantes na etapa “Gincana da Cidadania” (um programa de televisão veiculado pela TV Sinal, com gincana entre os colégios). Os alunos são do Colégio Estadual Marcos Cláudio Schuster e Colégio Estadual Jardim Interlagos.

O promotor de Justiça Guilherme Carneiro de Rezende explica que foram trabalhados nos colégios temas como processo eleitoral, fiscalização e cobrança dos representantes eleitos. A finalidade é a conscientização dos participantes quanto à importância da atuação cidadã do adolescente, seja no cenário político municipal, estadual e federal, ou no seu bairro, colégio e sala de aula.

São José dos Pinhais
– No último dia 31, em São José dos Pinhais (Região Metropolitana de Curitiba), o promotor de Justiça Willian Lira de Souza proferiu palestra sobre cidadania, durante o evento de encerramento da Auditoria Cívica na Saúde, realizada na cidade. Na ocasião, foi divulgado o trabalho do MP-PR no combate à corrupção por meio do Movimento Paraná Sem Corrupção e o Geração Atitude. A auditoria cívica na saúde é um projeto do Instituto de Fiscalização e Controle (IFC), de Brasília, e contou com o apoio da Força Sindical do Paraná.

O trabalho busca a formação de cidadãos aptos a verificar a estrutura de Unidades Básicas de Saúde e a formação de equipes que visitaram, nos dias 30 e 31 de outubro, as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade, além de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Foi entregue à 4.ª Promotoria de Justiça da comarca e à Secretaria Municipal de Saúde de SJP um relatório preliminar sobre o resultado dos trabalhos. O relatório completo deverá ser encaminhado em breve.
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem