Comunicação Social do MPPR

Institucional

14/11/2014

14/11/2014 - CURITIBA - Estudantes e professores participam da Caravana da Cidadania, nesta segunda-feira

Atividade encerra etapa do Geração Atitude, projeto que incentiva o protagonismo e a cidadania entre os jovens

Nesta segunda-feira, 17 de novembro, o Ministério Público do Paraná, por meio do Movimento Paraná Sem Corrupção, recebeu a visita de 34 alunos e professores de 17 escolas públicas de diferentes regiões do Estado. Além do MP, o grupo conhecerá o Palácio Iguaçu, a Assembleia Legislativa do Paraná e o Tribunal de Justiça.

Chamada de “Caravana da Cidadania”, a visita à Procuradoria-Geral de Justiça e às sedes dos Três Poderes estaduais completa as atividades do projeto Geração Atitude, iniciativa ligada ao Movimento, que tem por objetivo apoiar a formação cidadã de jovens paranaenses, promovendo a participação social e o protagonismo juvenil.

O grupo foi selecionado através de um concurso coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, em que os estudantes de ensino médio tiveram de inscrever, com o auxílio de seus professores, um Projeto de Lei com ideias para mudar o Paraná. Ao todo, foram inscritos 160 trabalhos. Os autores das melhores propostas, por Núcleo Regional de Educação, foram selecionados pela SEED e receberam a viagem como prêmio.

“A Caravana complementa o trabalho realizado em sala de aula com esses alunos, que passaram pelo processo de conhecer e compreender o funcionamento do Estado, estudaram o papel do Ministério Público e de cada um dos Três Poderes e descobriram como se propõe mudanças e transformações em prol da sociedade em uma democracia representativa, como a que vivemos”, explica o promotor de Justiça Eduardo Augusto Salomão Cambi, coordenador do Movimento Paraná Sem Corrupção.

Para Monalisa Serpe, técnica pedagógica da SEED, que coordenou o concurso, a Caravana é um incentivo à formação de novas lideranças no Estado e fortalece o protagonismo entre os jovens. “É um privilégio, para esses alunos, conhecerem de perto a capital do Paraná e serem recebidos por autoridades do MP, do Executivo, do Legislativo e do Judiciário. Essa vivência da organização do nosso Estado servirá, não só para reforçar o aprendizado acadêmico, como também para a vida desses adolescentes, enquanto cidadãos participativos”, afirma Monalisa.
Na terça-feira (18/11), os alunos e professores visitarão, também, alguns dos principais pontos turísticos de Curitiba.

Formação para a Cidadania
– O “Geração Atitude” é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção que busca apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação social e o protagonismo juvenil. Lançada em setembro deste ano, a iniciativa foi desenvolvida em escolas públicas de ensino médio localizadas em 31 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. Nestas escolas, os professores trabalharam, com seus alunos, o conteúdo do Guia do Cidadão, publicação de 54 páginas que concentra, dentre outros temas, assuntos relacionados à democracia, política, cidadania, voto e eleições. Os estudantes receberam, ainda, a visita de procuradores e promotores de Justiça para um bate-papo sobre “cidadania – direitos e deveres dos cidadãos”.

Outra etapa do projeto foi a gravação de um programa televisivo de cunho educativo-cultural, pela TV Sinal (da Assembleia Legislativa do Paraná), com o objetivo de estimular o exercício da cidadania e da representação política entre os alunos participantes do projeto. As edições do programa foram gravadas em 56 escolas de 17 cidades do interior e na capital paranaense, e passaram a ser exibidas no dia 1º de novembro (veja aqui como sintonizar a TV Sinal).

O Geração Atitude é realizado pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Movimento Paraná Sem Corrupção, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e com a Assembleia Legislativa do Paraná. Os parceiros do Movimento também apoiam a iniciativa.

Saiba mais no site do projeto.

CARAVANA DA CIDADANIA - PROGRAMAÇÃO

Dia 16/11 (domingo)

Tarde - Chegada dos alunos e professores a Curitiba

20h – Teatro Guaíra – apresentação de Balé

Dia 17/11 (segunda-feira)


8h30 – Visita ao Ministério Público do Estado do Paraná
Apresentação do projeto Geração Atitude
Conversa sobre o Ministério Público – Drª Samia Saad Gallotti Bonavides – subprocuradora para Assuntos Jurídicos do MPPR
Visita ao Prédio ao gabinete do procurador-geral de Justiça, Dr. Gilberto Giacoia

10h – Visita ao Palácio Iguaçu
Visita à sede do Governo do Estado (sala do mapa)
Palestra sobre o Poder Executivo com a Dra. Rafaela Melo

12h30 – 13h30 Almoço

14h– Visita à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná
Recepção pelo presidente da ALEP, deputado Valdir Rossoni
Palestra sobre o funcionamento do Poder Legislativo
Participação em sessão plenária

16h - Visita ao Tribunal de Justiça do Paraná
Visita ao museu da Justiça
Lanche
Visita ao prédio do TJ-PR
Palestra sobre o Poder Judiciário - des. Fernando Wolff Bodziak – 2º Vice-Presidente do TJ/PR

Jantar


Dia 18/11

8h30 – 12h30 – Visita aos pontos turísticos de Curitiba (Jardim Botânico, Museu Oscar, Tingui e Òpera de Arame)


Almoço

Retorno dos alunos e dos professores para suas cidades.



Informações para a imprensa com:
Assessoria de Comunicação
Ministério Público do Paraná
(41) 3250-4228 / 4226 / 4439
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem