Comunicação Social do MPPR

Institucional

12/11/2014

Estudantes de escolas públicas visitam o Ministério Público do Paraná

Dezesseis anos e um sonho: “Eu quero ser presidente do Brasil”, afirmou com convicção o estudante Igor Gabriel Borges Vieira. O jovem faz parte de um grupo de 34 pessoas, entre alunos e professores de escolas públicas do Paraná, que participou da Caravana da Cidadania, uma visita guiada a Curitiba, para conhecer as sedes do Ministério Público, do Executivo, do Legislativo e do Judiciário Estadual.

Os participantes chegaram de diversas regiões do Estado e realizaram a atividade na última segunda-feira, 17 de novembro. Eles foram autores de trabalhos selecionados pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio de um concurso de ideias para mudar o Paraná, inscritas em forma de Projeto de Lei. Dos160 projetos, 17 foram escolhidos, um em cada Núcleo Regional de Educação. Os alunos receberam a viagem como prêmio e vieram acompanhados de um professor.

“A intenção é proporcionar aos alunos o contato com os órgãos responsáveis pela organização político-administrativa do nosso Estado, para que eles se percebam no contexto democrático e se tornem, cada vez mais, cidadãos participativos e protagonistas das mudanças que desejam”, explica a coordenadora de apoio à gestão escolas da SEED, Juara de Almeida Ferreira.

Caravana no MP-PR –  No Ministério Público do Paraná, o grupo foi recebido no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça, pelo chefe da Instituição Gilberto Giacoia. “Para nós, é uma honra recebê-los no MP. Sintam-se acolhidos nesta, que é a casa de vocês”, disse o procurador-geral de Justiça.

Na conversa com os jovens, Giacoia destacou que o Geração Atitude foi premiado, recentemente, pelo Conselho Nacional do Ministério Público e que o projeto é feito pelas pessoas que dele participam. “É importante que vocês disseminem a cultura da honestidade, da dignidade humana nas suas escolas, nas suas comunidades. Precisamos transpor a ideia de que o Brasil é o país dos desmandos. Temos de acreditar que estamos mudando a ‘cara’ do nosso país, projetando um mundo melhor e mais justo para todos”, encerrou o PGJ.

Os participantes conheceram, ainda, o edifício-sede do MP-PR e, no auditório, ouviram o
promotor de Justiça Eduardo Cambi, coordenador do projeto Geração Atitude, do qual a Caravana da Cidadania faz parte. "O MP tem compromisso com a defesa do regime democrático e com a proteção dos direitos fundamentais. Não há democracia consistente sem cidadania ativa. Nós, assim como vocês, lutamos por uma educação pública de qualidade, preocupada com a formação do cidadão e com a participação social", disse Cambi, ao desejar as boas-vindas ao grupo.

Os alunos e professores também participaram de um bate-papo com a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Samia Saad Galotti Bonavides, que falou sobre o trabalho da Instituição na defesa dos direitos da sociedade. Ela ainda respondeu questões sobre a PEC-37, as formas de atuação do MP e o papel político da Instituição. “Nossa democracia vai completar 30 anos. É um período, culturalmente falando, muito pequeno. Mas estamos evoluindo. Quanto mais as instituições se consolidam, quanto mais as pessoas são incluídas nos processos de decisão, com envolvimento, engajamento e participação, mais a democracia vai se fortalecendo. Nós somos co-autores, os construtores da democracia”, disse.

Executivo - Na sequência, os estudantes e professores seguiram para o Palácio Iguaçu. Lá, eles conheceram o salão nobre, a sala do mapa do Paraná e visitaram o gabinete do governador, onde foram recebidos pelo governador em exercício, Flávio Arns. Também assistiram a uma palestra com a assessora da Diretoria-geral da Casa Civil, Rafaela Lupion, que falou, dentre outros temas, sobre os 125 anos, recém comemorados, da Proclamação da República no Brasil, o sistema presidencialista e a função do Poder Executivo. “O Executivo tem a missão de governar e bem administrar o Estado para alcançar o interesse público dos cidadãos”, afirmou.

Legislativo – À tarde, o primeiro compromisso do grupo foi na Assembleia Legislativa do Paraná. A visita começou pelo gabinete do presidente da Alep, Valdir Rossoni, que garantiu que as sugestões dos projetos de lei, encaminhadas pelos estudantes que participaram do projeto, serão estudadas e recomendadas à próxima direção da Assembleia, uma vez que a atual legislatura está encerrando. “Estou certo de que a nova direção da Casa gostará de tê-los como parceiros”, antecipou Rossoni.

Na sequência, o grupo seguiu para o Plenário, onde acompanhou a sessão. No início dos trabalhos, o coordenador do Geração Atitude, promotor de Justiça Eduardo Cambi, foi convidado a usar a tribuna para explicar o projeto e seus objetivos. Em nome dos visitantes, falou o estudante Vítor Debastiani Valer, aluno do Colégio Estadual de Pato Branco, selecionado em razão de um projeto de lei que torna obrigatória a exibição de vídeos educativos antidrogas nas aberturas de shows, sessões de cinema, eventos culturais, feiras agropecuárias e demais eventos com grande aglomeração de pessoas (informações Alep).

Judiciário – O dia encerrou com a visita à sede do Tribunal de Justiça do Paraná, onde os estudantes foram recebidos pelo 2.º Vice-Presidente, desembargador Fernando Wolff Bodziak, que explicou sobre o funcionamento e quais os assuntos que são tratados no âmbito do Poder Judiciário. O desembargador também falou da sua afinidade especial com a área da Infância e Juventude e aproveitou para dizer de seu entusiasmo com a magistratura. "A vida de juiz não é fácil, mas é estimulante. Se algum de vocês estiver pensando em fazer um curso de direito eu posso dizer o seguinte: tenho 26 anos de magistratura e quanto mais o tempo passa, mais eu fico estimulado, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos. As barreiras existem não para nos segurar. As barreiras existem para a gente ultrapassá-las", enfatizou Bodziak. Os alunos conheceram a sala de sessão do Tribunal Pleno e presenciaram a assinatura de um decreto entre o Executivo e o Judiciário, que vai garantir documento de identidade biométrica a todas as crianças acima de seis anos de idade (informações TJ-PR).

Turismo - A Caravana finalizou na terça-feira (18/11), com um passeio aos principais pontos turísticos de Curitiba.

O projeto – O “Geração Atitude” é um projeto ligado ao Movimento Paraná Sem Corrupção, que busca apoiar a formação cidadã de estudantes paranaenses, promovendo a cidadania, a participação social e o protagonismo juvenil. Lançada em setembro deste ano, a iniciativa foi desenvolvida em escolas públicas de ensino médio localizadas em 31 Núcleos Regionais de Educação do Paraná. Nestas escolas, os professores trabalharam, com seus alunos, o conteúdo do Guia do Cidadão, publicação de 54 páginas que concentra, dentre outros temas, assuntos relacionados à democracia, política, cidadania, voto e eleições. Os estudantes receberam, ainda, a visita de procuradores e promotores de Justiça para um bate-papo sobre “cidadania – direitos e deveres dos cidadãos”.

Outra etapa do projeto foi a gravação de um programa televisivo de cunho educativo-cultural, pela TV Sinal (da Assembleia Legislativa do Paraná), com o objetivo de estimular o exercício da cidadania e da representação política entre os alunos participantes do projeto. As edições do programa foram gravadas em 56 escolas de 17 cidades do interior e na capital paranaense, e passaram a ser exibidas no dia 1º de novembro (veja aqui como sintonizar a TV Sinal).

O Geração Atitude é realizado pelo Ministério Público do Paraná, por meio do Movimento Paraná Sem Corrupção, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e com a Assembleia Legislativa do Paraná. Os parceiros do Movimento também apóiam a iniciativa. Saiba mais no site do projeto.

18/11/2014

Ministério Público do Paraná


caravana da cidadania

caravana da cidadania

caravana da cidadania

caravana da cidadania

Caravana da Cidadania

Caravana da Cidadania

Caravana da Cidadania
Caravana da Cidadania

Caravana da Cidadania

Caravana da Cidadania

caravana da cidadania

Palácio Iguaçu

Caravana da Cidadania

Caravana da Cidadania

Caravana da Cidadania

Caravana da Cidadania
Fotos: Assessoria de Imprensa - MPPR

Assembleia Legislativa do Paraná

alep1

alep2

alep3
Fotos: Assessoria de Imprensa - ALEP

Tribunal de Justiça do Paraná

tjpr2

tjpr3

tjpr7
Fotos: Assessoria de Imprensa - TJPR

18/11/2014
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem