Comunicação Social do MPPR

Institucional

05/12/2014

NESTA SEXTA - Dia Nacional do Ministério Público terá programação especial

BANNERAs comemorações alusivas ao Dia Nacional do Ministério Público serão marcadas por uma programação especial, ao longo do dia 12 de dezembro, na sede do MP-PR, em Curitiba. O procurador-geral da República e presidente do CNMP, Rodrigo Janot Monteiro de Barros, e os ministros Luiz Fux (STF) e Sérgio Luiz Kukina (STJ) confirmaram presença no evento e receberão homenagens. Além deles, renomados juristas brasileiros virão a Curitiba e participarão de painéis, falando sobre temas relevantes aos integrantes da Instituição.

As comemorações ao Dia Nacional do MP contarão, ainda, com lançamentos, apresentações e com a premiação dos vencedores do Concurso Cultural. O evento é voltado a procuradores e promotores de Justiça, servidores e estagiários da Instituição. Veja detalhes abaixo e confira a programação completa.
 
Painéis – Durante todo o dia, temas importantes serão debatidos em painéis. O primeiro, na parte da manhã, terá como tema o “Ministério Público e a Promoção dos Direitos Humanos” e contará com a participação de Sérgio Luiz Kukina, ministro do Superior Tribunal de Justiça; Pedro Demo, professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB); Luiz Edson Fachin, professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Olympio de Sá Sotto Maior Neto, procurador de Justiça e coordenador do CAOP de Proteção aos Direitos Humanos.

No período da tarde, será realizado o painel “Ministério Público e o Novo Sistema de Justiça”, com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux e do procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Marcio Elias Dias Rosa. Os debates terão como mediador o jornalista e comentarista político da Globonews, Gerson Camarotti.

Homenagens – Nas comemorações, serão homenageados o procurador-geral da República e presidente do CNMP, Rodrigo Janot, os ministros Luiz Fux (STF) e Sérgio Luiz Kukina (STJ), bem como os membros e servidores do MP-PR que se aposentaram no ano de 2014.

Lançamentos - A programação inclui, também, o lançamento da “Revista Jurídica do Ministério Público do Estado do Paraná”, produzida pelo MP-PR, por meio do Centro de Estudos de Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), em parceria com a Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (FEMPAR) e com a Associação Paranaense do Ministério Público (APMP). Serão lançados, ainda, o Caderno e Calendário Institucionais - 2015.

Participação especial – O evento contará com apresentações especiais do “Coral MP Encanta”, formado por integrantes da Instituição, e do Quarteto de Cordas – Observatório das Artes, composto por músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná.

Premiação
– As comemorações serão finalizadas com coquetel de confraternização, patrocinado por instituições apoiadoras, ocasião em que serão premiados os vencedores das três categorias do “Concurso Cultural - 14 de Dezembro”: Clique Cidadão (fotografia), Interprosa (crônicas) e Prata da Casa (ideias e ações inovadoras).

Exposição Fotográfica – Também durante o coquetel de congraçamento, haverá a abertura da Exposição Fotográfica Clique Cidadão - 2014, composta pelas 30 (trinta) melhores fotos participantes do concurso deste ano, selecionadas por júri especializado.

Promoção – O evento em comemoração ao Dia Nacional do Ministério Público é uma promoção da Procuradoria-Geral de Justiça, via Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional e Assessoria de Comunicação, destinando-se aos integrantes da Instituição (procuradores, promotores de Justiça, servidores e estagiários).

Patrocínio – A iniciativa conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Associação Paranaense do Ministério Público (APMP), Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (FEMPAR), Cooperativa de Crédito Mútuo dos Integrantes da Magistratura e do Ministério no Estado do Paraná – Sicredi Credjuris e Associação dos Servidores do Ministério Público do Estado do Paraná (Assemp).

Inscrições – Para participar do evento, promotores e procuradores de Justiça devem se inscrever na página do CEAF. Os servidores e estagiários do MP-PR estão convidados e autorizados a participar de toda a programação, independentemente de inscrição.

Acesse a Resolução de autorização de afastamento de membros da Comarca.

Clique aqui para se inscrever.

Confira a programação completa:

Dia Nacional do Ministério Público - Defesa dos Direitos Humanos e Novo Sistema de Justiça

8h - Credenciamento

8h30 – Abertura
Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça

8h45 – Homenagem aos membros e servidores do MP-PR, que se aposentaram em 2014

9h – Lançamento da “Revista Jurídica do Ministério Público do Estado do Paraná” e do Calendário e Caderno Institucionais - 2015

9h30
- Homenagem ao ministro do STJ, Sérgio Luiz Kukina

10h - Painel: Ministério Público e a Promoção dos Direitos Humanos

Sérgio Luiz Kukina - ministro do Superior Tribunal de Justiça
Pedro Demo - professor titular do Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB)
Luiz Edson Fachin - professor titular da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Olympio de Sá Sotto Maior Neto - procurador de Justiça e coordenador do CAOP de Proteção dos Direitos Humanos do MP-PR

Tarde

13h30 - Coral MP Encanta

13h45 - Homenagem ao procurador-geral da República e presidente do CNMP, Rodrigo Janot Monteiro de Barros

14h - Homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux

14h15 - Painel: Ministério Público e o Novo Sistema de Justiça

Luiz Fux - ministro do Supremo Tribunal Federal
Márcio Elias Rosa - procurador-geral de Justiça de São Paulo
Teresa Arruda Alvim Wambier - professora livre docente da PUC-SP
Mediação:
Gerson Camarotti - jornalista e comentarista político da GloboNews

16h45 - Apresentação do Quarteto de Cordas – Observatório das Artes

17h - Coquetel de confraternização, com a premiação do Concurso Cultural 14 de Dezembro e abertura da Exposição Fotográfica Clique Cidadão-2014


01/12/2014
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem