Comunicação Social do MPPR

Institucional

08/12/2014

08/12/2014 - LAPA - Revitalização do Parque do Monge será debatida em audiência pública

Será realizada, na próxima sexta-feira, 12 de dezembro, audiência pública para discutir a revitalização e a reabertura do Parque Estadual do Monge, fechado em 2010. A reunião com a comunidade local e com os demais interessados será no auditório da Secretaria Municipal da Educação da Lapa, com início previsto para as 19 horas.

O parque é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral e destaca-se por sua geografia em "escarpa devoniana". O local atrai muitos turistas, não apenas pela beleza natural, mas também por supostos poderes místicos e milagrosos atribuídos ao monge João Maria D’Agostini, que ali teria morado entre 1847 e 1855. “São João Maria” era conhecido por realizar milagres e profecias, sendo hoje bastante visitada a Gruta em que o monge teria morado. Antes do fechamento, a população da região costumava fazer churrascos, piqueniques e camping no parque. A intenção é que, com a revitalização, essas atividades sejam vedadas, para preservação da natureza, criando-se espaço próprio, fora do parque, em área de amortecimento.

A Promotoria de Justiça do Meio Ambiente da Lapa destaca que, não somente a comunidade lapeana, mas todos os paranaenses aguardam respostas em relação à reabertura do Parque Estadual do Monge, fechado há anos para revitalização. Como o projeto de revitalização ensejará a adequação do uso do parque pela população às restrições da Lei de Unidades de Conservação e ao Plano de Manejo, necessária a realização da audiência pública, para a promoção do diálogo entre a comunidade, Ministério Público e todos os órgãos públicos envolvidos no projeto de revitalização do parque. Além disso, igualmente importante o diálogo, pois, paralelamente à questão ambiental, apuram-se irregularidades encontradas na execução e fiscalização da obra e, ainda, no tocante à morosidade do empreendimento, o que tem causado prejuízos à população local.

A mesa de autoridades da audiência pública será composta pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (CAOP) de Proteção ao Meio Ambiente, procurador de Justiça Saint-Clair Honorato Santos; pela prefeita da Lapa, Leila Aubrift Klenk; pelo diretor-geral do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto; pela chefe do Departamento de Unidades de Conservação, Maria do Rocio Lacerda Rocha; pelo diretor-geral do Paraná Edificações, Luiz Fernando de Souza Jamur; pelo diretor do Paraná Projetos, Fernando Lisboa; além de representante do Conselho Consultivo do Parque.

Serviço:

Data: 12/12/2014

Horário: das 19 às 22 horas

Local: Auditório da Secretaria Municipal da Educação – Rua Barão do Rio Branco, nº 1861, Centro – Lapa.

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem