Comunicação Social do MPPR

Institucional

04/12/2009

04/12/2009 - FUTEBOL - MP-PR, URBS e PM discutem vandalismo nos jogos

Formas de prevenção ao vandalismo nos dias de jogos de futebol foram discutidas durante reunião realizada na última quarta-feira (2), na subsede do Ministério Público do Paraná, com a URBS e a Polícia Militar. Participaram do encontro representantes dos Centros de Apoio Operacional das Promotorias Criminais e das Promotorias do Consumidor, do MP-PR, incluindo seus coordenadores, os procuradores de Justiça Ernani de Souza Cubas Júnior e Ciro Expedito Scheraiber; da URBS, incluindo o presidente, Marcos Isfer, além do tenente Cristiano Lúcio Machado, representando o Comando do Policiamento da Capital.

Na reunião, a URBS pediu a ajuda do MP-PR para viabilizar formas de prevenção e punição efetiva aos torcedores que praticam depredações a ônibus nos dias de jogos; a PM, por sua vez, colocou a dificuldade da identificação das pessoas que praticam tais atos de vandalismo.

Ao final da reunião, o MP-PR apresentou duas propostas de encaminhamento. A primeira é o cadastramento das torcidas organizadas, ação que será proposta pelo MP-PR, possivelmente por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta, que deverá envolver a Federação Paranaense de Futebol, os clubes e as torcidas organizadas. “A ideia é fazer um cadastro como existe em outros estados que, no nosso entendimento, deveria ser gerenciado pela Federação, junto com os clubes”, conta o procurador de Justiça Ciro Expedito Scheraiber.

Outra medida proposta foi a criação de um Juizado Especial do Torcedor, que possa funcionar principalmente nos dias de jogos, no estádio ou em outro local determinado, a fim de viabilizar efetiva punição, por meio da aplicação de penalidades ligadas ao Estatuto do Torcedor. “Para isso, pretendemos gestionar junto ao Poder Judiciário, para que se sensibilize quanto à necessidade de implantação de mais este serviço, que vai servir de instrumento de pacificação na área do desporto”, afirma Scheraiber.

Novas reuniões sobre a questão da prevenção e repressão ao vandalismo deverão ser marcadas pelo MP-PR, com a presença também da FPF e de representantes de clubes e torcidas organizadas.


Informações para a imprensa com:
Jaqueline Conte / Maria Amélia Lonardoni
(41) 3250-4229 / 4228
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem