Comunicação Social do MPPR

Institucional

27/11/2015

27/11/15 - CAMBÉ - Encontro debate fiscalização do uso do solo e práticas de conservação

Conscientizar os agricultores quanto à necessidade do manejo adequado do solo. Esse é o objetivo do Encontro de Orientação sobre Manejo e Preservação do Solo Agrícola, que será realizado em 4 de dezembro, das 8 às 12 horas, no Parque Figueira Branca, em Cambé, no Norte-Central paranaense.

O abandono de práticas conservacionistas por parte dos produtores rurais, principalmente, a partir da implementação da técnica de plantio direto e do uso inadequado de implementos agrícolas, tem gerado um aumento no número de infrações ambientais, causando preocupação junto às autoridades.

Dessa forma, o seminário, coordenado pela 1ª Promotoria de Justiça do município, destina-se a levar esclarecimentos aos produtores sobre a legislação relacionada ao uso e preservação do solo agrícola e sobre as práticas mecânicas de conservação. No encontro também serão repassadas orientações acerca da importância de aumentar a disponibilidade de água no solo, dos nutrientes e da atividade biológica na criação das condições ideais para o desenvolvimento das plantas. Ações de fiscalização e de responsabilização por danos também serão tema de debate.

O encontro conta com a parceria do Sindicato Rural e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Cambé, do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.

Confira a programação:

8 horas – 8h30
Credenciamento

8h30
Abertura

9 horas
Painel A Importância do Terraço no Manejo Conservacionista de Solos, com a pesquisadora do Iapar Graziela Moraes de Cezare Barbosa

9h30
Painel Manejo de Solo no Sistema de Plantio Direto, com o pesquisidor da Embrapa Soja Henrique Debiasi

10 horas
Intervalo

10h15
Painel Responsabilidade do Produtor Rural Perante o Crea, com o engenheiro agrônomo Celso Roberto
Ritter do Crea-PR

10h45
Painel Ações da Adapar na Fiscalização do Solo, com o fiscal de Defesa Agropecuária Luiz Renato Barbosa

11h15

O Papel do Ministério Público na Fiscalização do Manejo do Solo Agrícola, com o promotor de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Cambé Walter Yuyama

11h45
Considerações finais e encaminhamentos
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem