Comunicação Social do MPPR

Institucional

19/06/2017

INSTITUCIONAL – MPPR, MP de Contas e UFPR firmam parceria para aprimorar políticas públicas

O Ministério Público do Paraná firmou nesta segunda-feira, 19 de junho, termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Paraná e o Ministério Público de Contas do Paraná. Entre outros projetos, a parceria prevê a implementação do Observatório de Políticas Públicas, espaço para produção de conhecimento, no âmbito das três instituições, relacionado ao aprimoramento de políticas públicas para a promoção de direitos em diversos campos. A primeira área a ser contemplada nas discussões será a educação infantil.

O convênio foi assinado em solenidade realizada no Salão Nobre do prédio histórico da UFPR. Participaram o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Eliezer Gomes da Silva, que representou o procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia; o reitor da universidade, Ricardo Marcelo Fonseca, e o procurador-geral do Ministério Público de Contas do Paraná, Flávio de Azambuja Berti.

Em sua fala, o procurador Eliezer enalteceu a importância do acordo entre as instituições, que possibilitará o intercâmbio de pesquisadores, professores e acadêmicos com membros e servidores do MPPR, além do MP de Contas. “Trata-se de uma iniciativa inspirada, que vai atender diretamente a interesses da população”, disse, destacando, nesse contexto, o trabalho a ser desenvolvido dentro do Observatório enquanto instrumento de promoção da transparência e do controle social. “A academia, as instituições jurídicas e a sociedade civil, de mãos dadas, podem, certamente, contribuir muito para a superação do desanimador estado de coisas na administração pública”, afirmou.

Educação – Participaram ainda da cerimônia, pelo MPPR, a promotora de Justiça Hirmínia Dorigan de Matos Diniz, da Promotoria de Justiça da Educação de Curitiba, o coordenador do Ceaf do MPPR, promotor de Justiça Eduardo Cambi, e o promotor de Justiça Willian Buchmann, da Suprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento Institucional. A diretora do Setor de Ciências Jurídicas da UFPR, Vera Karam de Chueiri, também esteve presente na solenidade de assinatura do acordo. Hirmínia fez uma breve explanação a respeito do trabalho já em andamento no âmbito do Ministério Público do Paraná quanto à promoção da educação infantil, destacando a questão dentro do planejamento estratégico institucional.

Além de reforçar a importância do termo assinado nesta terça-feira, o coordenador do Ceaf falou de outros projetos de extensão realizados com a UFPR, como o da Faculdade de Pedagogia, que analisa o perfil dos membros que ingressam na carreira ministerial e o Cidadanizarte, voltado à promoção da educação para os direitos humanos, realizado em parceria com a Faculdade de Direito, em que os estudantes visitam os Centros de Socioeducação (Censes), junto com equipe do MPPR, para promover ações de cidadania com auxílio de recursos artísticos, como teatro e fotografia.

Convênio UFPR
Hirmínia Dorigan de Matos Diniz, Vera Karam de Chueiri, Eliezer Gomes da Silva,
Ricardo Marcelo Fonseca e Flávio de Azambuja Berti

Convênio UFPR

Convênio UFPR

19/06/2017
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem