Comunicação Social do MPPR

Institucional

01/12/2017

CONGRESSO ESTADUAL – Compromisso do MP com a sociedade é tema de evento deste ano. Inscreva-se!

O Congresso Estadual do Ministério Público do Paraná, que acontece nos dias 6 e 7 de dezembro, em comemoração ao Dia Nacional do MP, terá programação de palestras e mesas-redondas sobre temas importantes que discutem o compromisso da instituição com a sociedade. Contando com vários convidados externos, o evento debaterá assuntos como a promoção dos direitos sociais, os avanços e desafios no combate à corrupção, as prerrogativas institucionais e as perspectivas atuais do Ministério Público brasileiro. O alpinista Waldemar Niclevicz fará a palestra de encerramento, com o título “Conquistando o seu Everest”.

O evento é promovido pelo MPPR, por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf). “O Congresso Estadual é um evento de fechamento do ano, com reflexões sobre assuntos importantes para o Ministério Público, trazendo especialistas em diversas áreas para falar sobre temas como ética, política, combate à corrupção, indicadores sociais e desafios do MP. Diferentemente dos anos anteriores, o evento terá também uma palestra motivacional, a cargo de Waldemar Niclevicz”, comenta o coordenador do Ceaf, Eduardo Cambi. “O encontro tem também um aspecto festivo, de confraternização e de celebração por tudo que o MPPR realizou em 2017. Além disso, pretende reunir os integrantes da instituição e convidados para projetar o que faremos em 2018”, afirma Cambi.

A participação no Congresso Estadual é aberta a todos os integrantes da instituição, sendo necessária inscrição prévia neste link. Mais informações podem ser obtidas no site do Ceaf.

Programação – A abertura está programada para as 9 horas do dia 6, quarta-feira, com apresentação do Coral Beija-Flor e lançamento da sétima edição da Revista Jurídica do MPPR. Às 10 horas, haverá mesa-redonda sobre o tema “República, ética e justiça: desafios do passado e do presente”, com a participação dos reitores da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca, e da Universidade Positivo, José Pio Martins, e mediação do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Eliezer Gomes da Silva.

Na programação da tarde, com início marcado para as 13h30, a mesa-redonda “Prerrogativas institucionais e perspectivas atuais do Ministério Público brasileiro” contará com o presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça, Sandro José Neis, o secretário de relações institucionais do Conselho Nacional do Ministério Público, Nedens Ulisses Freire Vieira, o 1º vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo Neto, e o presidente da Associação Paranaense do Ministério Público, Cláudio Franco Felix, com mediação do procurador-geral de Justiça, Ivonei Sfoggia.

A segunda mesa-redonda da tarde, “A promoção dos Direitos Sociais: estruturas, impactos e financiamento de políticas públicas no contexto das reformas do Estado”, com mediação do coordenador do Caop de Direitos Humanos, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, terá como debatedores o promotor de Justiça do MPDTF Jairo Bisol e o pesquisador Antonio Teixeira Lima Junior, técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

As atividades do dia serão encerradas com jantar para membros e servidores na sede da APMP, apoiadora do evento. A participação no jantar (com vagas limitadas) deverá ser indicada no momento da inscrição. É solicitada aos participantes a doação de um litro de leite e um quilo de alimento não perecível, voltados à promoção da campanha Natal Solidário, destinada a arrecadar mantimentos para instituições de caridade.

Segundo dia – Na quinta-feira, a mesa-redonda da manhã, com início às 9 horas, será sobre “Combate à corrupção: avanços e desafios”, com mediação do coordenador estadual do Gaeco, Leonir Batisti, e participação do procurador-regional da República Danilo Pinheiro Dias, do promotor de Justiça do MPSC Affonso Ghizzo Neto e do juiz federal Ricardo Rachid de Oliveira, designado como magistrado auxiliar no gabinete do ministro Edson Fachin no STF.

As atividades da tarde começarão às 14 horas, com apresentação do grupo Carmem Romero Dança Flamenca. Às 14h30, o alpinista Waldemar Niclevicz fará palestra motivacional com o título “Conquistando o seu Everest”. Haverá ainda homenagem aos aposentados, anúncio dos vencedores do concurso Prata da Casa e lançamento do livro “Três décadas da Constituição Federal de 1988: os novos desafios do Ministério Público”, contendo a compilação das 34 teses aprovadas no Seminário Estadual de Teses do MPPR.

Patrocínio – O evento conta com o patrocínio da Itaipu Binacional, Sicred Credjuris, Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná (Fempar),  Associação Paranaense do Ministério Público (APMP) e Associação dos Servidores do Ministério Público do Paraná (Assemp/PR).

Banner | Congresso Estadual

20/11/2017
Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem