VÍDEO - Conexão Futura discute sobre a adoção

Data 29/01/2014 | Assunto: Criança e Adolescente

VÍDEO - Conexão Futura discute sobre a adoção29/01/2014 - No programa de hoje o Conexão Futura discute os desafios em relação ao processo de adoção no Brasil que refletem diretamente na garantia do direito fundamental à convivência familiar e comunitária, previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente. De acordo com o CNA, neste mês de janeiro existem 5.446 crianças à espera de uma família...


Compartilhar no Facebook©

 

No programa de hoje o Conexão Futura discute os desafios em relação ao processo de adoção no Brasil que refletem diretamente na garantia do direito fundamental à convivência familiar e comunitária, previsto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente.

De acordo com o Cadastro Nacional de Adoção (CNA), neste mês de janeiro existem 5.446 crianças à espera de uma nova família no Brasil. Por outro lado, mais de 30 mil pretendentes querem adotar mas muitas vezes as exigências podem dificultar esse processo. Mais da metade dos pais querem um bebê com até dois anos de idade, e apenas dois porcento das crianças disponíveis estão nesta faixa etária. De cada dez pretendentes, apenas dois aceitam adotar irmãos - enquanto 37% das crianças cadastradas aguardam uma nova família junto do irmão ou da irmã.

Outra questão é referente ao gênero: um terço dos pretendentes (1/3) prefere adotar meninas, mas nos abrigos são os meninos que são maioria. Mas aos poucos o perfil dos pais (pretendentes) têm mudado: o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta hoje que 42% dos pretendentes à adoção dizem não se importar com a etnia do filho ou da filha que procuram - há dois anos atrás, em 2011, eram apenas 31%.

O apresentador Cristiano Reckziegel recebe no estúdio Leila Queiroz, compartilhando sua experiência como adotante de duas crianças; Sandra Teodora Amaral, Diretora Presidente do Grupo de Apoio à Adoção "De Volta Pra Casa"; e, Dr. Murillo José Digiácomo, Promotor de Justiça atuante neste Centro de Apoio.

Cristiano Reckziegel
Apresentador do Conexão Futura

[Fonte: Canal Futura - Youtube - 29/01/2014]

Veja também:

•   (24/10/2013) Conexão Futura - Adoção

•   (17/07/2013) Jornal Futura - Adoção

 

Conexão Futura

O Conexão Futura, foi criado para ocupar a tarde do Canal Futura fazendo uma espécie de "costura" entre os vários programas exibidos aqui no Canal e que tratam de educação, saúde, empreendedorismo, trabalho e geração de renda. Também há diversas semanas temáticas para falar de direitos humanos, saúde do trabalhador, nutrição, prevenção à gravidez na adolescência e educação inclusiva.

Sucesso de programação do Canal, o Conexão Futura tem a preocupação de informar com uma linguagem simples sobre caminhos possíveis para a construção da cidadania. Em três faixas de horário nas tardes do Futura, o programa conta com ferramentas interativas para aumentar a capacidade de conectividade, possibilitadas pelo estúdio digital.

Apresentado por Cristiano Reckziegel, o programa é voltado para educadores, alunos e agentes sociais e intercala programas e entrevistas em estúdio com depoimentos e entradas ao vivo para levar os temas da agenda social brasileira para a tela do canal.

[Fonte: Conexão Futura - Programação]

 

Outras notícias sobre o Conexão Futura

•   (09/01/2014) Conexão Futura fala sobre cidadania e mobilização social

•   (02/12/2013) Futura apresenta documentários, debates e reportagens especiais sobre Direitos Humanos

•   (21/08/2013) Dia Nacional da Educação Infantil relembra o direito a uma infância feliz

•   Veja todas as notícias

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Adoção
»   Cadastros Nacionais
»   Convivência Familiar e Comunitária
»   Publicações: Adoção
»   Vídeos

Download:   (arquivo PDF)
»   Cartilha Passo a Passo - Adoção de Crianças e Adolescentes no Brasil
»   Novas Regras para a Adoção - Guia comentado

Referências:   (links externos)
»   Canal Futura
»   De Volta Pra Casa - Grupo de Apoio à Adoção
»   Portal Adoção
»   YouTube - Canal Futura

 

 

 

 






Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=11698