PROGRAMA - Projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar

Data 22/09/2014 | Assunto: Criança e Adolescente

Projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar22/09/2014 - A Rede Marista de Solidariedade convida a todos para a apresentação do projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar. Desenvolvido pelo Centro Marista de Defesa da Infância, o projeto realiza formação continuada para educadores, gestores e agentes do Sistema de Garantia de Direitos. Na ocasião, faremos o lançamento da publicação...


 

A Rede Marista de Solidariedade convida a todos para a apresentação do projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar. Desenvolvido pelo Centro Marista de Defesa da Infância, o projeto realiza formação continuada para educadores, gestores e agentes do Sistema de Garantia de Direitos.

Na ocasião, faremos o lançamento da publicação "Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar na escola", que reúne artigos sobre a promoção do direito ao brincar, apresentando e refletindo a importância das linguagens matemática, oral e escrita para o fortalecimento da educação de qualidade.

Aproveitando a oportunidade, realizaremos uma mesa temática sobre o Direito ao Brincar e a Educação de Qualidade, com a participação de autores que participam do livro e um relato de experiência sobre a implantação do projeto em Paranaguá-PR.

[Fonte: Brincadiquê? - Rede Marista de Solidariedade - 17/09/2014]

Convite

 

O Projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar

Projeto Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar

Capa do livro que será divulgado no evento dia 23 SET 2014

Brincar é uma atividade peculiar da criança, forma privilegiada de expressão importante para o desenvolvimento integral e de valores culturais, bem como para a socialização e convívio familiar, além de expressão da cultura infantil e transmissão cultural entre gerações. Além disso, é um direito previsto no artigo 31 da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990.

A Rede Marista de Solidariedade reconhece a importância desse direito, e, por meio das ações do Assessoramento do Centro Marista de Defesa da Infância, desenvolve o projeto Brincadique? Pelo Direito ao Brincar. O projeto visa formar educadores e diferentes agentes do Sistema de Garantia de Direitos de todo o território nacional sobre o fortalecimento do direito ao brincar na infância, em escolas, ONGs, ruas, parques e demais espaços onde as crianças convivem.

Em parceria com prefeituras e outras instituições, a RMS disponibiliza nesse projeto seu conhecimento e experiência reconhecidos na formação de educadores para a primeira infância, que tem como base um currículo focado nos direitos da criança, a participação da comunidade e a valorização da cultura de cada município.

Rede Marista de Solidariedade

A Rede Marista de Solidariedade (RMS) abrange programas, projetos e ações de promoção e defesa dos direitos das crianças e dos jovens, desenvolvidos em todas as áreas de atuação do Grupo Marista, e prioriza o desenvolvimento integral, a participação infantil e juvenil e a emancipação dos sujeitos.

Por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, sediado em Curitiba, a RMS realiza ações de monitoramento de dados, acompanhamento do orçamento público, pesquisas, assessoramento a outras instituições, articulação com o Sistema de Garantia de Direitos e incidência política. Uma das funções do Centro de Defesa é realizar diagnósticos, com o levantamento e a análise de dados sobre a situação da infância e adolescência no Paraná. Com isso, pretende-se dar visibilidade aos direitos, estimulando a construção de planos de incidência nos âmbitos estadual e municipal.

Solmarista

[Fonte: Brincadiquê? - O Projeto]

 

- Download PDF -

Direito ao Brincar
10 iniciativas para promover o direito ao brincar
Realização: RMS - Rede Marista de Solidariedade
[Fonte: Brincadiquê? - Biblioteca]
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]         [ ISSUU ]
Versão 2011:         [ Cartilha ]         [ Banner ]
(formato PDF - tamanho 6,14MB - 12 págs - Março, 2013)

- Download PDF -

Dia Mundial do Brincar
Manifesto em Comemoração ao Dia Mundial do Brincar
Realização: RMS - Rede Marista de Solidariedade
 
[Fonte: Brincadiquê? - Biblioteca]
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]         [ ISSUU ]
(formato PDF - tamanho 0,62MB - 4 págs - Maio, 2013)

- Download PDF -

Cores em composição na Educação Infantil
Experiências vivenciadas por pesquisadores, educadores, crianças e famílias, resultando na geração de conhecimentos significativos - Realização: RMS - Rede Marista de Solidariedade
 
[Fonte: Brincadiquê? - Biblioteca]
Download:         [ opção 1 ]         [ opção 2 ]         [ ISSUU ]
(formato PDF - tamanho 6,66MB - 102 págs - maio, 2010)

 

Notícias

 

Matérias relacionadas:   (links internos)
»   Boas Práticas
»   Campanhas & Programas
»   Educação
»   Publicações

Download:   (arquivo PDF)
»   Cores em composição na Educação Infantil
»   Direito ao Brincar - 10 iniciativas para promover o direito ao brincar
»   Manifesto em Comemoração ao Dia Mundial do Brincar

Referências:   (links externos)
»   Brincadiquê? Pelo Direito ao Brincar
»   RMS - Rede Marista de Solidariedade

 

 






Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=11896