Clique Cidadão – Prazo para inscrições é ampliado

Data 19/10/2010 | Assunto: Institucional


Foi ampliado para o dia 16 de novembro o período de inscrições para o Clique Cidadão – I Concurso Fotográfico do Ministério Público do Paraná. Voltada a membros e servidores do MP-PR, a iniciativa tem como objetivos a integração do público interno e o estímulo aos talentos da casa, bem como a criação de um banco de imagens institucional.

Clique aqui para a íntegra do regulamento.

Prêmios
Os três primeiros colocados em cada categoria serão premiados (1º lugar, uma TV de última geração; 2º lugar, um notebook; 3º uma câmera fotográfica digital) e as 30 melhores fotos serão impressas e apresentadas em exposição, no dia 14 de dezembro, Dia Nacional do Ministério Público. A premiação é patrocinada por entidades apoiadoras.

Que câmera posso usar?

Vale qualquer câmera digital que permita uma foto com resolução mínima de 3,2 megapíxel, o que é equivalente a uma câmera bem simples (até alguns celulares já têm). Para não errar, quando for fotografar, coloque a câmera em modo de alta resolução ou resolução máxima, para garantir a qualidade da foto.

O que fotografar?
As duas categorias do concurso oferecem diversas possibilidades. Na primeira, Ministério Público do Paraná - Ministério Público Social, o foco são imagens que remetam às funções do MP-PR, relacionadas, por exemplo, ao meio ambiente, saúde, educação, infância e juventude, idosos, comunidades, etc., além das próprias sedes da instituição. Por exemplo: imagens de parques, bosques, quedas d’água etc; fotos de crianças brincando ou estudando, adolescentes conversando, etc; pessoas idosas em situações diversas, detalhes que lembrem a velhice (cabelos brancos, mãos enrugadas) e assim por diante.

O que fotografar? II
Na categoria Paraná Que Eu Conheço, o foco são imagens que privilegiem as próprias comarcas, os municípios e suas belezas naturais. Por exemplo: fotos das cataratas de Iguaçu ou de Itaipu; da Catedral de Maringá; do calçadão de Londrina, do canyon de Guartelá, em Tibagi; dos parques e museus de Curitiba; da Serra do Mar; das praias paranaenses, etc. Ou ainda de lugares não tão turísticos, mas que sejam peculiares de cada região ou local.

Com quantas fotos posso participar?
O limite é de três fotos por categoria, ou seja, seis fotos no total por participante.

Uso de imagem
Lembramos que no caso de fotografias de pessoas é necessário, sempre que rosto puder ser identificado, um termo de cessão de imagem assinado pela pessoa fotografada (ou pais/responsáveis no caso de menores de idade). Temos um modelo aqui. Sem isso, a foto será desclassificada, pois não poderá ser utilizada sem a autorização do interessado.

Como me inscrevo?
A inscrição deve ser feita em duas etapas: via internet e por correio. Na primeira etapa o participante preenche o formulário, anexa as fotos e encaminha por e-mail (clique aqui). Na segunda etapa, imprime e preenche o mesmo formulário (modelo aqui), anexando as fotos impressas (em papel fotográfico, tamanho 20x25 ou 20x30, sem margem), identificadas unicamente pela categoria que representam, pelo local onde foram feitas e por um tema. Caso necessário o termo de cessão de imagem, deve ser anexado também. O material deve ser envelopado e encaminhado via correio (ou entregue pessoalmente) à Assessoria de Imprensa do MP-PR, da seguinte forma: Para Clique Cidadão - Assessoria de Imprensa do MP-PR - Rua Marechal Hermes, 751, Curitiba, PR, CEP 80530-230.

Por que as fotos impressas?
Precisamos das fotos impressas porque é através delas que os fotógrafos do júri farão a avaliação e a escolha dos trabalhos vencedores. Por isso é importante não haver nenhuma identificação do autor da foto, apenas a categoria da fotografia, o lugar onde foi feita e um tema para “batizar”” o trabalho (por exemplo, categoria 2, Curitiba, tema “Parque Barigüi”).

Tudo explicadinho
Todas essas informações em detalhes estão disponíveis aqui, na íntegra do regulamento. Qualquer dúvida entre em contato com a Assessoria de Imprensa no endereço ascom@mppr.mp.br ou por telefone (41) 3250-4228.






Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=1198