Encontro Estadual do MPPR – 2009

Data 15/04/2009 | Assunto: Institucional

A Procuradoria-Geral de Justiça, com apoio da FEMPAR, da APMP e da Associação dos Servidores da PGJ, realizou, de 15 a 18 de abril, no CIETEP, em Curitiba, o Encontro Estadual do Ministério Público 2009. Veja logo mais outras informações e fotos do evento.


Alinhamento Estratégico

Curitiba 15 a 18 de abril

 

O futuro não acontece simplesmente, mas resulta do que fazemos ou não fazemos hoje. Com base nessa premissa, o Ministério Público do Paraná realiza, de 15 a 18 de abril, no CIETEP (Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba, seu Encontro Estadual 2009, tendo como principal objetivo o Alinhamento Estratégico da Instituição, primeiro passo para a implementação da gestão estratégica do MP-PR.

Este trabalho, feito em parceria com a consultoria especializada 3Gen Gestão Estratégica, contratada com o apoio da Fundação Escola do Ministério Público, constitui o ponto de partida do projeto GEMPAR 2018 (Gestão Estratégica do Ministério Público do Paraná), que norteará todo o trabalho da Instituição a longo prazo.

Para os membros da Instituição, as inscrições serão feitas até 30 de março, por meio de formulário próprio já disponibilizado na Internet, juntamente com o Ato de Convocação e o regulamento para a apresentação de teses, que ocorrerá no dia 18, por ocasião da segunda etapa do evento.

 

 

 

 

(Confira o ato de convocação, prazo para inscrição, regime de plantão, pagamento de ajuda de custo e outras informações importantes)

 

(para a etapa do dia 18 de abril)

 

(para a etapa do dia 18 de abril)

  

Perguntas e Respostas sobre o Evento de Alinhamento Estratégico

 

Qual é o objetivo do evento?

O objetivo do Evento de Alinhamento Estratégico consiste em identificar as bases comuns da Instituição, a partir das quais será construído o Futuro do MP-PR, por meio do projeto GEMPAR 2018 (Gestão Estratégica do Ministério Público do Paraná). Este trabalho se baseia na premissa de que o futuro não acontece por acaso, mas resulta do que fazemos ou não fazemos hoje.

 

O que vamos produzir nesse evento?

Este evento nos permitirá produzir os fundamentos estratégicos da Instituição. A metodologia adotada consiste em:

  • Histórico - Resgata pontos importantes e valores do MP-PR;

  • Matriz SWOT - Pontos Fortes, Fracos, Oportunidades e Ameaças;

  • Mapa de contexto - Ajuda a balizar o conhecimento dos principais desafios enfrentados no presente, como fatores econômicos, políticos, tecnológicos;

  • Visão de Futuro - Rumo que o MP-PR deve tomar.

 

Quem irá conduzir os trabalhos?

O evento será conduzido por um grupo de facilitadores que já aplicou tal metodologia nos setores público, privado e em ONGs. O papel desses especialistas é orientar as equipes para que as tarefas propostas sejam concluídas pelos grupos de trabalho, possibilitando que cada um traga à tona suas idéias e contribuições.

 

Qual é o Método de Trabalho?

A base metodológica do trabalho será o Future Search, uma metodologia participativa de planejamento e alinhamento estratégico utilizada em organizações e comunidades, com a particularidade de permitir reunir grandes grupos e deles obter consenso para construir um futuro comum. Este método propicia a oportunidade para que todos os participantes falem e sejam ouvidos. Através do diálogo, as pessoas aprendem que as idéias de mudança não são as mesmas e que é necessário buscar os pontos que existem em comum. A diversidade cultural contribui de forma decisiva para o êxito do processo, Assim, a participação de todos os segmentos é condição para o sucesso.

 

O método é composto de quatro grandes fases que serão explicadas com mais detalhes durante o evento:

1ª Fase – A descoberta de bases comuns em nosso Passado;

2ª Fase – O compartilhamento das complexidades externas que impactam o nosso Presente;

3ª Fase – A criação de um Futuro inspirado por todos;

4ª Fase – A ação necessária à implementação deste Futuro.

 

O que é importante saber para que o evento alcance seus objetivos?

  • Participação de todos: Teremos a participação de Procuradores, Promotores e Servidores. Isso significa maior diversidade de idéias, a partir da rede de relacionamentos que vivenciamos e menor influência de aspectos hierárquicos.

  • Foco no diálogo: O nosso foco estará no diálogo e não na resolução de problemas. Isto significa ajudar uns aos outros a realizar as tarefas e assumir a responsabilidade pelas ações.

  • Busca de bases comuns: O nosso objetivo é a busca de bases comuns ao invés de “solução de conflitos”. Ou seja, é preciso respeitar as diferenças ao invés de buscar um consenso artificial e reconhecer as expectativas comuns para o nosso futuro.

  • Processo evolutivo: É imprescindível contar com sua presença durante todo o evento, pois a metodologia utilizada pressupõe um processo evolutivo de construção no qual cada etapa é parte da próxima atividade até chegarmos ao resultado final do trabalho.

  • Ambiente Informal: Para que todos tenham maior liberdade e conforto para os 2 dias de trabalho pedimos que o seu traje seja casual, pois um ambiente mais informal estimula a nossa criatividade. 

 

 

Veja na tarde desta segunda-feira (20) mais informações e fotos do evento.






Está notícia foi publicada no Central de Comunicação Social do MPPR https://comunicacao.mppr.mp.br

Endereço desta notícia:
https://comunicacao.mppr.mp.br/modules/noticias/article.php?storyid=13